Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 11.03.19

Zopf | O pão suiço

137_01

 

Há vários tipos de pão na Suíça, mas o Zopf é o mais delicioso de todos! Quando quentinho então, é perfeito!O pão lembra uma trança (zopf é trança em alemão) e tem um sabor amanteigado que combina perfeitamente com queijo ou outro tipo de recheio.

 

Partilho aqui a receita para quem quiser experimentar:

 

INGREDIENTES

1 kg de farinha
10 gramas de sal fino
100 gramas de açúcar
6 dl de leite gordo
150 gramas de manteiga (não pode ser magra)
30 gramas de fermento padeiro
1 gema de ovo

 

PREPARAÇÃO

Numa taça, junte o fermento padeiro, partido aos bocadinhos, com o açúcar, o sal e um bocadinho de leite. Mexa tudo.

 

Numa segunda taça coloque a farinha e junte a mistura de fermento, açúcar, leite e sal. Mexa tudo até ficar com uma massa homogénea;

 

Derreta a manteiga com o restante leite, e junte à massa;

Amasse tudo muito bem. Quanto mais amassar mais fofo vai ficar o pão.

 

Deixe a massa descansar durante uma hora. Se for inverno e tiver a lareira acesa pode deixar lá ao lado, se não tiver também não é problema, deve só tentar que a massa fique num lugar quente para crescer rápido.

 

Pré-aqueça o forno a 180 ºC

 

Divida a massa em 3 partes e faça uma trança. Quando terminar, pincele a trança com uma mistura de gema de um ovo e duas colheres (de sopa) de leite.

 

Coloque no forno, num tabuleiro com papel vegetal, durante 45 minutos ou até ficar com uma cor dourada.

 

Retire e sirva!


Receita tirada com adaptações do site receitasdaneta.blogspot.com

2 comentários

  • Imagem de perfil

    The Travellight World 13.03.2019 13:05

    Olá,
    Conheço bem a Bélgica, mas como as últimas vezes que visitei o país foi a trabalho e não tirei fotos, deixei para escrever os posts sobre o país quando tivesse tempo de tirar fotos mais atualizadas.
    O único post que escrevi relacionado com o país foi este: https://thetravellightworld.blogs.sapo.pt/viagens-imperdiveis-6-56679 , mas como não tem muita informação deixo-te estas dicas:

    Se o teu voo for para o Aeroporto de Bruxelas Charleroi, que fica longe do centro da cidade, tem em atenção que há apenas uma empresa de autocarros que faz a conexão até ao centro e os bilhetes podem ficar caros se comprados no momento. Se reservares com antecedência em https://www.brussels-city-shuttle.com/en/#/ podem ficar muito mais baratos, principalmente se a viagem for durante a semana porque na sexta, sábado e domingo os bilhetes geralmente são sempre mais caros :-(
    Se o teu voo chegar a Zavateen (aeroporto internacional de Bruxelas) podes apanhar um comboio (que fica no piso -1 do aeroporto) para o cetro. O bilhete fica por cerca de 12 euros, se não me engano.

    Para além de Bruxelas vale a pena visitar Bruges (Património Mundial da UNESCO); Ghent; Louvain e Antuérpia. É fácil de chegar a estas cidades a partir de Bruxelas apanhando o comboio na estação central, ficam todas a menos de uma hora de distância (menos Bruges que fica a cerca de 1h10)

    Muitos museus em Bruxelas, Ghent e outras cidades fecham às Segundas ou Quartas-Feiras por isso se estás interessado em visitar algum, verifica com antecedência o horário.

    Faz um free walking tour em Bruxelas, sei que há um que começa no Mont Des Arts (Rue Coudemberg 3) que é bom. Os guias tem um grande guarda-chuva laranja por isso são fáceis de identificar.

    Há mais para comer na Bélgica do que o seu famoso chocolate, waffles e moules-frites (mexilhões e batatas fritas). Experimenta também as especialidades flamengas Konijn met pruimen (guisado de coelho e ameixa) e waterzooi (uma sopa feita com legumes e frango ou peixe). E, se gostas de cerveja, não deixes de fazer uma degustação de cervejas belgas (a L'Ermitage Nanobrasserie, na Rue Lambert Crickx 24, em Bruxelas, é um bom local lugar para fazer isto. Atenção que só está aberto às sextas e sábados).

  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.