Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 09.09.21

Viriatos

fullsizeoutput_5df8

Os Viriatos são bolos em forma de V que herdaram o seu nome do herói mítico de Viseu. A marca "Pastel de Viriato" foi registada pela Confeitaria Amaral em 1995, mas a receita original, diz-se, foi criada em 1955, quando uma brigada técnica da “Fábrica Portuguesa de Fermentos Holandeses, Lda” deslocou-se à cidade de Viseu para fazer demonstrações acerca da forma de produzir um pão melhor e mais saboroso e desenvolver novos produtos.
Foi aí que pela primeira vez foi fabricado e servido no Restaurante Royal um pão doce regional em forma de V denominado viriato. As Padarias da Beira, A Padaria Serra, a Padaria Madeira e tantas outras, adotaram a receita e passaram a confecionar o agora familiar bolo doce que rapidamente se popularizou junto dos habitantes da cidade de Viseu.

Espreitem em baixo a receita 😃

INGREDIENTES

1 kg farinha (tipo 65) 
5 ovos +  3 ou 4 (para pincelar)
300 g de coco ralado
100 g de açúcar
100 g de margarina
sal (a gosto)
30 g de fermento de padeiro

PREPARAÇÃO

Numa tigela grande coloque a farinha, o fermento dissolvido em água, a margarina, 2 ovos e o sal.

Amasse tudo com as mãos por cerca de 15 minutos até obter uma massa consistente que deve deixar levedar durante cerca de uma hora.

Noutra tigela amasse, com as mãos, o coco ralado, o açúcar e 3 ovos de modo a obter uma massa macia de tom amarelado.

Numa nova taça misture 3 ou 4 ovos com um pouco de açúcar e umas colheres de sopa de água, para formar a calda que irá ser usada para “pincelar” a superfície dos bolos.

Corte a massa levedada em pedaços e coloque-os sobre uma tábua. Estenda cada pedaço com o rolo da massa até atingir à espessura de 0,5 cm numa superfície com 30 a 40 cm de largura.

Pincele a superfície com a calda de ovo, açúcar e água. Coloque por cima uma camada da massa doce de coco. Dobre a massa sobre a parte que foi coberta com a calda e a camada doce. Alise com a mão a nova superfície exterior e volte a pincelar esse lado com a calda e com mais uma fina camada de coco, ovos e açúcar.

Com uma espátula, recorte os bolos em forma de “V”, dando-lhes um pequeno golpe no lado mais largo para definir as hastes do simbólico “V”.

Coloque os bolos num tabuleiro e leve-os a um forno aquecido a uma temperatura de 220º / 230º graus. Deixe assar durante 10 a 15 minutos.

Quando estiverem dourados retire os viriatos do forno e, com um peneira, polvilhe os bolos com açúcar em pó.

 

Receita retirada com pequenas adaptações do site visitviseu.pt

 

6 comentários

Comentar post