Veja como visitar Roma sem gastar um cêntimo nas atrações
Quando visitamos Roma, os gastos podem se acumular rapidamente: um almoço aqui, uma entrada para o museu ali e quando damos por isso, o dinheiro desapareceu. Mas sossegue, não tem necessariamente de ser assim. A verdade é que a capital italiana oferece uma infinidade de atrações e atividades gratuitas que nos permitem mergulhar na sua história, cultura e beleza sem gastar um cêntimo. Descubra aqui as melhores.
Fonte de Trevi
É a fonte mais bonita e impressionante de Roma (e talvez de toda a Itália) e é completamente gratuito vê-la. Chegue de manhã bem cedo ou visite de noite para evitar as multidões que se acotovelam à sua volta (atenção que no verão, mesmo de noite há muitos turistas). Não se esqueça de atirar uma moeda de costas para a fonte, como manda a tradição, para garantir que um dia vai regressar a Roma.
Jardins da Vila Borghese
Situados a poucos passos da Piazza del Popolo e da Escadaria Espanhola, os belos jardins paisagísticos da Villa Borghese foram desenvolvidos no início do século XVII e redesenhados em 1903 constituindo atualmente o terceiro maior parque público de Roma. Os 80 hectares do jardim podem ser visitados gratuitamente durante todo o ano.
Escadaria Espanhola
A Escadaria Espanhola, construída em estilo rococó entre 1723 e 1726, é outra importante atração gratuita da Cidade Eterna. Os 135 degraus que levam da Piazza di Spagna à igreja do mosteiro francês Trinita dei Monti são perfeitos para sentir a vibração de Roma e o topo da escadaria, perto do obelisco egípcio, oferece uma bela vista do local.
Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro localiza-se no Vaticano, mas é de visita obrigatória numa viagem a Roma. Símbolo importante do catolicismo, é uma obra arquitetónica brilhante com um interior repleto de obras de arte criadas em estilo renascentista e barroco.
A Pietà de Michelangelo, o Baldaquino de Bernini e o Monumento ao Papa Alexandre VII são as obras-primas mais famosas da Basilica e pode apreciá-las com toda a tranquilidade sem gastar dinheiro a comprar um bilhete já que a entrada no espaço é gratuita.
Via Ápia Antiga
Caminhar pela estrada mais antiga de Roma, testemunho da sua importante história não custa nada. Aos domingos, a estrada fica cortada ao trânsito, e este é o momento ideal para a conhecer.
A Via Ápia começa no canto sudeste de Roma e continua para sul, oferecendo vistas panorâmicas, bem como villas, aquedutos, mausoléus, túmulos, templos e catacumbas. Esta é a razão pela qual é candidata à Lista de Património Mundial da UNESCO.
Praça Navona
A Piazza Navona é uma das maiores e mais elaboradas praças de Roma. Três fontes e a Igreja de Sant'Agnese, são as suas grandes atrações. Na praça há frequentemente músicos e artistas de rua que lhe podem proporcionar boas interpretações sem gastar nenhum dinheiro.
Praça del Popolo
A Piazza del Popolo está localizada no começo da Via Flamínia, entrada para a cidade de Roma nos tempos do Império. No seu centro encontra-se um obelisco egípcio de 24 metros dedicado a Ramsés II, conhecido como Obelisco Flamínio e três igrejas: Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto (dois templos gémeos, aparentemente iguais, mas com algumas diferenças) e a Igreja de Santa Maria del Popolo, que abriga obras magníficas de Caravaggio, além de outras interessantes obras renascentistas. A entrada nas igrejas é gratuita assim como a entrada nos Jardins do Pincio, de onde se obtém a melhor vista da praça.
Rio Tibre
O rio Tibre está entre os rios mais longos de Itália e serpenteia por toda a Roma com ciclovias e trilhas de caminhada. É uma ótima forma de conhecer a cidade e sentir o quotidiano da capital italiana. Também há lugares para sentar durante o percurso se quiser parar para descansar. A Ponte Vittorio Emanuele II, o Castelo de Sant’Angelo e a Ponte Sisto, que tem vista para a Basílica de São Pedro, são algumas das atrações a não perder no caminho.
Foto: Diana Robinson - https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/
Colina do Gianicolo
Muitas vezes chamada de “Varanda de Roma”, a Colina do Gianicolo oferece um panorama deslumbrante da cidade. Fica a oeste do rio Tibre e está rodeada por várias universidades, institutos de investigação e pelo Jardim Botânico de Roma (também gratuito).
Curiosamente o Gianicolo não conta entre as lendárias Sete Colinas de Roma, mas tem certamente a melhor vista de todas.
Visite os museus no 1º domingo do mês
Muitos dos museus de Roma permitem a entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, por isso aproveite este dia para visitar algumas das atrações principais da cidade, como o Coliseu e o Fórum Romano, sem gastar um cêntimo. Chegue cedo de manhã, porque nestas datas a multidão de turistas é ainda maior do que habitualmente.
Faça um passeio guiado gratuito por Roma
Claro que pode caminhar por Roma por conta própria, mas se quiser um maior acompanhamento e uma explicação sobre o que está a ver, uma visita guiada é o ideal.
Existem muitos passeios guiados gratuitos disponíveis em Roma, alguns até conduzidos por guias turísticos licenciados, mas tenha em atenção que deve reservar estes passeios com antecedência e estar preparado para ,no fim, dar entre 5 a 20 euros de gorjeta. A gorjeta não é obrigatória, mas é uma forma simpática de reconhecer o trabalho do guia.
Trastevere
O Bairro de Trastevere é um dos melhores locais para encontrar a autêntica alma romana e jantar sem ficar com os bolsos vazios.
Pode sentar-se na praça principal do bairro a observar o movimento boémio, se não quiser gastar nada, ou escolher um dos restaurantes da zona para jantar quando o sol se põe na cidade. Em regra estes restaurantes tem preços bem mais acessíveis que outros locais trendy de Roma
Para mais inspiração, dicas e ideias para passeios, estadias em hotéis, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram