Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 20.11.19

Vai viajar numa companhia aérea americana? Pense duas vezes antes de beber café ou lavar as mãos no avião

Recentemente um estudo do Hunter College NYC Food Policy Center, descobriu que a água usada nos voos — a mesma água usada para lavar as mãos e para tomar café e chá — pode não ser saudável.

fullsizeoutput_424d

Durante a última década, o Hunter College NYC Food Policy Center analisou os alimentos das companhias aéreas norte americanas para determinar a qualidade das refeições e dos lanches servidos nos aviões. Este ano porém, a equipa de pesquisadores voltou a sua atenção para a água usada nos aviões  e os resultados obtidos foram, no mínimo, preocupantes.

De acordo com o estudo, realizado no início deste outono — que analisou 10 grandes companhias aéreas norte americanas e 13 companhias regionais — a qualidade da água fornecida a bordo dos voos, apresentou resultados positivos para E. coli e para bactérias coliformes.

Apenas três companhias aéreas — Alaska Airlines, Allegiant Air e Hawaiian Airlines — apresentaram água de qualidade aceitável. A JetBlue e a Spirit Airlines tiveram o pior resultado. Isto apesar do Regulamento da Água Potável (Aircraft Drinking Water Rule), da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) exigir que a água fornecida aos passageiros e à tripulação nos aviões seja potável segura e confiável.

As companhias aéreas são obrigadas a tomar medidas corretivas quando ocorrem falhas nos procedimentos de embarque da água ou quando a água embarcada não atende aos padrões regulamentares, mas são as próprias companhias que enviam as amostras de água a um laboratório para testar os níveis de E. coli e de bactérias coliformes e só depois comunicam os resultados à EPA. É precisamente aí que reside o problema.
Os dados fornecidos podem facilmente ser manipulados pelos interessados (neste caso as companhias aéreas) para apresentarem valores normais.

A água usada para fazer café e chá, em principio é fervida, mas tem de ser fervida pelo menos durante um minuto para eliminar as bactérias nocivas e não há garantias que este tempo é respeitado a bordo. Por isso para segurança do passageiro a  Hunter College NYC Food Policy Center aconselha:

- NUNCA beba água a bordo que não esteja numa garrafa selada e aberta por si;
- Não beba café ou chá a bordo,
- Não lave as mãos na casa de banho, traga antes um desinfetante sempre consigo.

 

Gostava muito que um estudo semelhante fosse realizado a nível mundial, para saber em que situação se encontram as outras companhias aéreas…

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.