UMA VISITA A LA LA LAND
Olá amigos viajantes!
Ontem foi a noite rainha do cinema (e da grande bronca 😜) - a noite dos Oscars.
Uma vez por ano a comunidade cinematográfica reúne-se na capital do entretenimento do mundo - Los Angeles.
Para os amantes da 7ª arte, como eu, esta é uma das cidades mais mágicas que podemos visitar.
Centenas de filmes foram feitos aqui. Clássicos, que acompanharam a nossa infância, adolescência e que continuam ainda hoje a fazer-nos sonhar.
Filmes como Singing in the Rain, Rebel Without A Cause, Pretty Woman ou mais recentemente, o grande vencedor de 2017 - La La Land - Espera, não, não, afinal não foi… 😲 - Bom isso agora também já não interessa nada.
Eu estou aqui hoje é para vos falar de Los Angeles.
Mas - perguntam vocês - o que há para ver em LA, para além de cenários de filme? e, se tiverem sorte, o Ryan Gosling ou a Emma Stone?
E respondo eu - Muita coisa!
Com sol quase todo o ano, praias, museus, bons restaurantes, trilhas incríveis para percorrer e famosos parques temáticos, coisas não faltam para fazer e conhecer na cidade dos anjos.
Aí vai a minha lista:
1- Câmaras, luzes, acção!
Efectivamente a maioria das atracções da cidade estão ligadas ao cinema e à televisão. Para onde quer que olhemos há sempre algo que parece familiar.
Mais de duzentos edifícios de Los Angeles estão no Registo Nacional de Lugares Históricos Americanos e muitos deles facilmente reconhecemos de programas de TV e do cinema.
A título de curiosidade sabiam que o letreiro gigante de Hollywood, seu símbolo máximo foi originalmente um anúncio de um empreendimento imobiliário ? É verdade e se pensarmos bem faz todo o sentido que o símbolo de Hollywood tenha começado por ser um anuncio publicitário não é?
Um dos “must do” da cidade é subir até ao letreiro e ver a vista. Enquanto estamos lá em cima é fácil Imaginar quantas pessoas ali chegaram com grandes sonhos, quantas os conseguiram concretizar e quantas acabaram destruídas pela cidade onde - nas palavras de Marilyn Monroe - “pagam-te uma fortuna por um beijo e 50 cêntimos pela tua alma” . Dramatismos à parte a trilha que nos conduz até ao topo é muito agradável de percorrer e as vistas são incríveis, vale mesmo a pena lá ir.
O passeio da fama que tem, segundo me disseram, mais de 2.400 artistas imortalizados nas suas estrelas, já é algo a que não achei grande piada, principalmente depois de saber que essas estrelas podem ser pagas pelo proprio artista (desde que antes tenha sido nomeado por alguém para a receber e consegui recolher um certo número de assinaturas). Achei bem mais interessante as pegadas e marcas das mãos em cimento que ficam em frente ao Chinese Theater.
Os estúdios da Universal estão cheios de atracções loucas e cenários de filmes e séries de televisão. Recomendo visitar o Mundo Mágico de Harry Potter e os cenários da série Friends (para quem era fã da série).
Soube à pouco que agora tem um área dos The Walking Dead (quando lá estive ainda não tinha começado a série), mas se fosse hoje de certeza que ia lá visitar 😄
2 - O Getty Center
É quanto a mim o melhor museu da cidade.
Tem em exposição várias pinturas de Rubens e de alguns impressionistas como Monet, Renoir, Cézanne e Van Gogh. Destaco também as constantes exposições de fotografia onde podemos revisitar a obra de grandes fotógrafos como Herb Ritts ou Robert Mapplethorpe ou ver trabalhos de fotógrafos que se tem destacado na actualidade.
Nos bonitos jardins, podemos encontrar esculturas de Rene Magritte e Barbara Hepworth entre outros.
3- Museu de Tecnologia Jurássica
Não, isto não tem nada a ver com o Parque Jurássico de Steven Spielberg. O Museu de Tecnologia Jurássica é um local estranho onde encontramos maravilhas científicas como um morcego que consegue voar através de paredes e milagres artísticos, como esculturas incrivelmente minúsculas. Talvez não seja ao gosto de todos, mas eu achei interessante.
Este museu, tal como refere a sua brochura, é uma combinação entre factos e ficção.
4- O Observatório Griffith
Este belíssimo planetário, esteve em evidência nos filmes Rebel Without a Cause e em La La Land. E é mesmo um dos locais a não perder quando se visita Los Angeles. Tem o popular Hall of the Sky and Hall of the Eye, exibições complementares que exploram as conexões entre as pessoas e o espaço.
Mas a atracção principal talvez seja mesmo o próprio edifício e as vistas maravilhosas que o Parque Griffith oferece sobre a cidade.
Tanto o Observatório como o parque estão abertos todos os dias até às 22:00 horas (com excepção de 2ª feira, dia em que todo o complexo está encerrado).
Este é um sitio que vale a pena visitar tanto de dia como de noite, por isso o ideal é começar a visita pelo parque durante a tarde e depois perder-se na mística e no romantismo do edifício durante a noite.
5- Disneyland
Na minha opinião nunca somos velhos demais para a Disneyland (apesar de, honestamente, já me sentir um pouco velha para aguentar filas e filas para entrar numa atracção). Mas este parque temático é lendário e foi o primeiro de todos, projectado e construído sob a supervisão direta do próprio Walt Disney.
Não há como não dar uma passadinha por lá para cumprimentar o Mickey e o pato Donald. 😃
6 - LACMA
As colecções do Los Angeles County Museum of Art estão alojados num vasto complexo onde o ponto focal é a BP Grand Entrance que inclui uma instalação impressionante da luz urbana de Chris Burden.
7 - Torres Watts
Simon Rodia começou a construir as Towers Watts nos anos 20, usando apenas sucata. Durante 30 anos ele completou a sua obra decorando-a com vidro verde de garrafas de 7-Up, telhas e cerâmica, bem como jóias, mármore e conchas. É uma obra interessante, que nos recorda os trabalhos de Gáudi.
8 - Praias
Venice Beach é um ótimo lugar para observar as pessoas, praticar desporto, andar de skate fazer compras, ciclismo ou natação. Tem uma abundância de cafés e bares onde podemos parar.
O rooftop do Hotel Erwin’s, por exemplo é o local perfeito para ver o pôr-do-sol na Strip enquanto saboreamos uma deliciosa tequila (ou duas 😜)
À noite vão comer no Whaler, um bar de praia conhecido por sua comida surpreendente.
Santa Monica Beach é um trecho de kilometros de praia, sol e mar. A vista é linda e tem vários restaurantes ao longo da praia onde podemos parar para comer. De manhã o nascer do sol é muito bonito!
Se preferirem um lugar mais isolado, experimentem a pequena praia El Matador. É rochosa mas não deixa de ser bonita.
9 - Compras
The Grove - Bom sitio para ir às compras. Fica na junção da 3rd Street e Fairfax Avenue. É um shopping ao ar livre onde encontramos lojas de roupa e o Farmers Market, mercado onde encontramos muitas barraquinhas que vendem produtos frescos e permitem-nos experimentar petiscos de diferentes cozinhas internacionais.
Rodeo Drive - Aqui é mais para passear e fingir que és a Julia Roberts no Preatty Woman do que para comprar algo, porque as lojas são caríssimas. Quem gosta de arquitectura vale a pena prestar atenção a Anderson Court, que é o único centro comercial desenhado por Frank Lloyd Wright.
10 - Huntington Library, Art Collections and Botanical Garden
Este local abriga uma galeria de arte, uma biblioteca e elaborados jardins botânicos. Destaco o jardim de cactos e o jardim japonês ambos muito bonitos e bem cuidados.
11 - The Broad
Este é um museu recente que não existia quando visitei a cidade, mas resolvi incluir na minha lista porque do que li, acho que merece definitivamente uma visita.
E aí está!
Espero que tenham gostado 😃
Tchau!
Travellight