Uma viagem ao passado de Lisboa | Visita ao núcleo Arqueológico da rua dos Correeiros
Fotos: Travellight
Sabiam que há um lugar em Lisboa onde podemos percorrer 2.500 anos de história numa única hora?
O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, oferece-nos essa experiência.
Situado num edifício do banco Millennium BCP e bem próximo do Arco da Rua Augusta, este “portal” para o passado foi descoberto quando obras de remodelação no local puseram a céu aberto estruturas arqueológicas de civilizações que, ao longo dos tempos, habitaram Lisboa.
Quem não sabe da sua existência, quase não repara mas ali, naquele espaço moderno, esconde-se um património nacional extremamente interessante (pelo menos para os entusiastas de história como eu!).
Não é todos os dias que temos a oportunidade de ver de perto a evolução histórica da nossa capital e perceber o que existe por baixo dos nossos pés quando percorremos as ruas da Baixa Pombalina.
A visita guiada ao Núcleo Arqueológico percorre sete períodos da história de Lisboa: O Período Ibero-Púnico; Romano; Visigótico; Islâmico; Medieval; Quinhentista e Pombalino.
Achei particularmente interessante os vestígios romanos da antiga Olissipo, compostos, entre outras coisas, por um mosaico datado do século III d.C. e um complexo de três piscinas.
Os vestígios das fábricas de preparação de conservas de peixe também são muito interessantes de observar assim como as estruturas dos prédios da arquitectura Pombalina e suas propriedades anti-sísmicas.
Olhar as ruínas daquelas estruturas ajuda-nos a perceber um pouco de como viviam as antigas civilizações que povoaram Lisboa e imaginar como era o seu dia a dia.
Quase logo à entrada, quando descemos, vemos o que restou de duas casas Fenícias. Eram tão pequenas, que só serviriam para dormir e cozinhar, não havia espaço para mais nada. É engraçado pensar que passados todos estes séculos estes T0 da antiguidade não são muito diferentes (em termos de espaço) dos actuais. Será que as rendas da época eram tão altas também? 😜
Brincadeiras à parte, é uma visita que recomendo muito!
A entrada é gratuita e as visitas guiadas são feitas de hora em hora.
Horário:
2ª a sábado, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
(Visitas guiadas com duração de aproximadamente 1 hora)
Encerra domingos e feriados
As visitas de grupo (escolas e outros) deverão ser previamente marcadas através do telefone 211 131 004
Local:
Rua dos Correeiros, nº 21 (entrada NARC) ou nº 9 (recepção), 1100-061 Lisboa (Baixa de Lisboa). Também há uma entrada pela Rua Augusta.