Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 13.11.20

Uma Estadia Sublime 

Chamar algo de “sublime” cria logo uma série de expectativas. Ouvimos a palavra e ficamos imediatamente à espera de encontrar algo perfeito, encantador, grandioso…
… e foi com isto em mente, que eu decidi hospedar-me no Sublime Comporta, Country Retreat & SPA. Queria descobrir se, o recentemente eleito Melhor Boutique Hotel da Europa, pelo World Travel Awards, estava à altura do seu nome.

fullsizeoutput_5317Fotos: Travellight e H. Borges

Há lugares que conseguem inspirar em nós tranquilidade e paz e foi exatamente isso que eu senti quando, no início deste outono, atravessei o portão de entrada do Sublime e me vi cercada por pinheiros mansos e passarinhos a chilrear.

O edifício principal cria a primeira (boa) impressão que nos acompanha ao longo da estadia. Vigas de madeira expostas, abajures de palha, tons claros, ambiente minimalista, muita luz… É claramente inspirado na beleza e nos recursos naturais da Comporta e do Alentejo.
Melhor ainda, o cuidado na construção e na decoração parece andar lado a lado com a preocupação ambiental, pois fiquei a saber que no projeto arquitetónico e paisagístico do hotel, deu-se prioridade à seleção de materiais sustentáveis que tivessem menor impacto na natureza. Evitaram o corte de árvores e, sempre que possivel, incorporaram-nas nos próprios edificios e respectivas áreas exteriores. Apenas o bloco central das vilas tem uma cave, o resto é construído sobre palafitas (construção de menor impacto).
O hotel é 100% autónomo em relação à água potável e da rega, e todas as vilas, assim como o SPA têm painéis solares para aquecimento da água.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_e9e9fullsizeoutput_531cfullsizeoutput_531dfullsizeoutput_5320fullsizeoutput_531efullsizeoutput_5325

Depois de um check-in rápido, simpático e com todos os cuidados de higiene que a atual situação exige (máscaras, álcool gel, distanciamento social…), segui para o quarto onde ia dormir. À minha espera mais uma boa surpresa: Uma garrafa de vinho e uma caixa de doces!

A villa era grande, confortável e bem decorada. Tinha tetos altos e uma mezzanine, onde ficava uma das 2 casas de banho. O chuveiro estilo rain shower era muito bom, assim como os amenities da marca Claus Porto. Um detalhe agradável: na casa de banho, para além dos produtos de higiene diária habitualmente oferecidos pelos hotéis, existia uma pequena bolsa, com máscaras e álcool gel.

fullsizeoutput_5323fullsizeoutput_5324fullsizeoutput_532cfullsizeoutput_532efullsizeoutput_5328fullsizeoutput_5329fullsizeoutput_532b

A propriedade é grande e podes andar à vontade sem te cruzares com ninguém. Existem muitas piscinas disponíveis para os hóspedes (incluindo biológicas), por isso nem aí se coloca o problema de aglomeração de pessoas.

Fiquei encantada com a horta orgânica, construída de acordo com os princípios da permacultura (sistema de planeamento social e ambiental que alia o conhecimento científico com o conhecimento tradicional e popular,  assegurando dessa forma a  permanência do ser humano como espécie no planeta Terra).
A horta inclui mais de 300 variedades de plantas. Tem vegetais, flores comestíveis e ervas aromáticas. Os produtos biológicos depois de colhidos, são usados nos restaurantes, no bar e no SPA do hotel.

…E por falar em SPA…
Este foi (sem surpresa) um dos maiores destaques da minha estadia 😊

É um espaço realmente sublime, que através de sons, cheiros e apontamentos de decoração, nos transporta para lugares e ambientes exóticos e orientais.
Os tratamentos usam ingredientes provenientes da região, plantas colhidas todos os dias na horta orgânica, óleos essenciais e vegetais e produtos da marca Amala Organic Skincare — uma das marcas de cosméticos mais reconhecida a nível mundial.

A sauna e o banho turco, infelizmente, estão agora indisponíveis, mas a piscina aquecida é maravilhosa. É o lugar perfeito para respirar fundo, relaxar e recarregar (boas) energias.

fullsizeoutput_532ffullsizeoutput_5330fullsizeoutput_5334fullsizeoutput_5349fullsizeoutput_533dfullsizeoutput_533efullsizeoutput_533cfullsizeoutput_533ffullsizeoutput_5315

Tenho de mencionar agora os restaurantes do Sublime.

Comer bem, é meio caminho para uma boa estadia, agora comer muuuito bem, dá-te imediatamente vontade de nunca mais sair do hotel.

Começa logo de manhã com o pequeno almoço servido em buffet no Restaurante Sem Porta: fruta, ovos, bacon, pão, croissants, salmão fumado, queijos variados, sumos naturais, doces, pasteis de nata e outros bolos, cereais, etc, etc, etc...Tudo fresco, tudo delicioso.

Atualmente, para garantir o distanciamento social e respeitar as regras de higiene, a hora do pequeno almoço tem de ser reservada com antecedência e quando nos vamos servir ao buffet, temos de usar luvas descartáveis.

Para o almoço e jantar o Restaurante Sem Porta, com a sua arquitetura inspirada nos antigos celeiros da zona, serve uma cozinha sazonal onde são apresentados pratos confecionados com produtos frescos regionais, adquiridos junto de pescadores, agricultores e adegas locais.
O serviço, desde o atendimento até à escolha do vinho e ao acompanhamento durante a refeição, é simpático, personalizado e altamente profissional.

Para começar bem a noite, podemos parar no bar do hotel, que fica no lobby e experimentar um dos seus cocktails.

A Tasca da Comporta (quando está aberta) serve refeições mais leves e petiscos e o Food Circle (que não experimentei) promete uma experiência gastronómica única, de contacto directo com o Chef. Exige uma reserva com 48 horas de antecedência, por isso vai ter de ficar para a próxima…

No exterior da propriedade, mas bem perto do hotel, na praia do Carvalhal, fica o Sublime Comporta Beach Club que, num ambiente descontraído e super trendy, serve peixe grelhado, ostras e marisco, assim como variadíssimas opções internacionais que vão do tártaro ao tataki, passando pelo guacamole. Tudo isto com uma maravilhosa vista para o mar.

fullsizeoutput_5343fullsizeoutput_5344UNADJUSTEDNONRAW_thumb_eb1eUNADJUSTEDNONRAW_thumb_e9ceUNADJUSTEDNONRAW_thumb_eb3d

fullsizeoutput_5345fullsizeoutput_5346

Depois de um passeio na praia, de regresso à villa no final do dia, quando o sol se põe e a temperatura esfria, sentada ao pé da lareira neste lugar encantado, só tenho uma palavra no pensamento: “sublime”.

 

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!

Travellight

6 comentários

Comentar post