Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 20.08.19

Um passeio pela Ilha Terceira

É difícil não cair de amores pela ilha Terceira (ou por qualquer outra ilha dos Açores, na verdade). A beleza natural destas paragens conquista qualquer visitante e deixa sempre a vontade de aqui regressar.

fullsizeoutput_3bb7  Fotos: Travellight e R.J. River

A melhor maneira de percorrer a ilha e descobrir as suas atrações, miradouros e maravilhas naturais é de carro, mas quem preferir não conduzir, pode sempre optar por fazer uma das excursões oferecidas pelas várias agências turísticas que operam na Terceira.

fullsizeoutput_3ba0

O Monte Brasil é um bom lugar para começar um passeio pela ilha. Do topo, a vista para a cidade de Angra do Heroísmo e para o lado sul da ilha Terceira é incrível e ainda é possível ver o Forte de São João Baptista, a fortaleza mais antiga, continuamente ocupada pelo exército português.

Aqui encontramos igualmente uma cruz que indica a descoberta da ilha em 1432.

fullsizeoutput_3ba2fullsizeoutput_3ba3Seguindo pela estrada, ao longo da costa sul, temos vista para o Ilhéu das Cabras e para a Baía da Salga...

fullsizeoutput_3ba8

São Sebastião, uma pequena vila, tipicamente açoriana, fica no caminho e merece uma paragem, nem que seja só para ver o Império do Divino Espírito Santo, uma das mais típicas manifestações da arquitetura popular dos Açores.

Estas casas de culto pontuam as cidades, vilas e aldeias do arquipélago e os da Ilha Terceira são especialmente bonitos e coloridos.

fullsizeoutput_3baa

Subindo as montanhas que ocupam o centro da ilha, alcançamos o deslumbrante miradouro da Serra do Cume, de onde podemos ver a fantástica “colcha de retalhos” formada por belos campos verdes divididos por muros de pedra negra.

fullsizeoutput_3bad

Seguindo para a Serra do Facho, passamos por caminhos e pastos onde descansam bonitas vaquinhas. É tão lindo…

fullsizeoutput_3ba5fullsizeoutput_3ba6

No topo da Serra encontramos mais uma maravilhosa vista, desta vez para a Praia da Vitória.

fullsizeoutput_3bae

A Praia da Vitória é uma bonita povoação e o lugar perfeito para provar uma Alcatra — o prato mais famoso da ilha Terceira.
A Alcatra é tradicionalmente um guisado de carne de vaca maravilhosamente temperado com especiarias. Atualmente existem outras variedades de alcatra preparadas com peixe ou apenas com vegetais.

fullsizeoutput_3baffullsizeoutput_3bb1

Depois de passear pelo centro da Praia da Vitória e de visitar a sua Igreja Matriz e a Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias, vale a pena conhecer os locais geológicos mais incríveis da Terceira, como o Algar do Carvão, classificado como Monumento Natural Regional.

fullsizeoutput_3bb3fullsizeoutput_3bb2O Algar é uma impressionante gruta de 100m, criada por um antigo vulcão, agora extinto e que é considerada por muitos a principal atração da ilha.

Ali perto, encontramos as peculiares Furnas do Enxofre onde podemos observar vapor vulcânico a ser libertado na atmosfera.

fullsizeoutput_3bb4P9090349fullsizeoutput_3bb5

A próxima paragem deve ser em Biscoitos para conhecer (e aproveitar) a Calheta dos Biscoitos — a maior piscina natural desta região.

fullsizeoutput_3bb8fullsizeoutput_3bb9

Ainda em Biscoitos vale a pena conhecer o Museu do Vinho para aprender um pouco sobre os métodos de produção do vinho da Terceira.

fullsizeoutput_3bbd

Há muito mais para ver e fazer na Terceira mas por aqui já ficam com uma ideia do tanto que esta ilha tem para oferecer 😃

Sigam as minhas aventuras mais recentes nas stories do Instagram!

Tchau!
Travellight

18 comentários

Comentar post