Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 20.03.23

Um Passeio Fotográfico pelo Cais Palafítico da Carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um lugar com uma dimensão dramática, quase teatral. Um labirinto de plataformas precariamente equilibradas sobre finas estacas de madeira, que parece desafiar a gravidade. Um cenário único em Portugal que junta mar, céu e terra e apaixona fotógrafos e observadores de aves.

fullsizeoutput_7373Fotos: Travellight e H. Borges

À primeira vista  o Cais Palafítico da Carrasqueira pode recordar as construções de madeira do Lago Songkhla na Tailândia, mas é uma obra bem portuguesa. Fica em Alcácer do Sal e foi erguida durante as décadas de 50 e 60 do século XX, para servir de ancoradouro para os barcos de pesca da região — função que continua a cumprir até hoje.

Na Carrasqueira foi a necessidade que levou ao engenho. Os pescadores da zona, sobretudo de ostras, tinham de enfrentar quando a maré baixava, cerca de dez metros de lama ou até mais, a separar a terra da água. Por causa disso um pescador teve a ideia de martelar palafitas na borda da parede da maré (que protege as terras agrícolas) e colocar algumas tábuas por cima. Outros seguiram o mesmo método e juntos empilharam novas palafitas e pranchas. Gradualmente o cais cresceu e estendeu-se à confusão de plataformas que hoje podemos observar.

Dependendo das marés, os barcos flutuam na água ou ficam atolados na lama, mas os pescadores nunca perdem o acesso às suas embarcações.

fullsizeoutput_7377fullsizeoutput_7381fullsizeoutput_737ffullsizeoutput_7384fullsizeoutput_7392

fullsizeoutput_7389fullsizeoutput_7394

Em cima do cais encontramos igualmente algumas cabanas de madeira, de pequenas dimensões, que realçam a teatralidade do cenário e lhe conferem algum misticismo, pois estão decoradas com bonecos, inscrições e outros elementos que parecem ligados às superstições das gentes do mar. 

fullsizeoutput_7378fullsizeoutput_737cfullsizeoutput_737e

Quem gosta de observar pássaros também não perde a viagem. Neste local encontram-se várias espécies interessantes do estuário do Sado: maçaricos de bico-direito, garças brancas, ibís pretas, corvos marinhos, rolas do mar, gaivotas de cabeça preta e muitos outros. 

fullsizeoutput_738c

fullsizeoutput_7393

É um lugar muito bonito. Maravilhoso para fotografar em todas as estações do ano, e um bonito passeio de fim de semana.

 

Sigam a página de Instagram do The Travellight World  para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana.

Tchau!

Travellight

 

6 comentários

Comentar post