Um fim de semana… No convento
Afirmar: “vou entrar num convento” ganha um novo sentido quando o convento de que falamos é o Montebelo Mosteiro de Alcobaça. Este hotel histórico, projetado pelo prestigiado arquiteto Souto Moura, ocupa o Claustro do Rachadouro e está integrado no Mosteiro de Alcobaça — um Monumento Nacional classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Fotos: The Travellight World
Logo à entrada, os passos que damos, atravessando arcos e colunas, fazem ecoar a história deste lugar pelo grande salão abobadado onde somos recebidos. Porém, detalhes como o elevador, um acesso ao SPA e outros aspetos modernos trazem-nos em segundos à realidade presente.
A receção simpática e eficiente trata rapidamente do check-in — antecipado a nosso pedido — e em pouco tempo estamos instalados num dos quartos do primeiro piso desta unidade hoteleira cinco estrelas.
A decoração é minimalista, diria mesmo adequada, já que a exuberância não faria qualquer sentido ali. O conforto, no entanto é garantido: Roupa de cama de qualidade, casa de banho grande, com dois lavatórios e um bom chuveiro, roupões e chinelos e produtos de higiene da marca Castelbel.
Uma das mais valias do hotel é a sua piscina interior aquecida. Pela sua localização num bonito salão com colunas e tetos abobadados, considero-a uma das mais belas e únicas de Portugal.
Nos dias tristes do outono e frios de inverno, não pode haver programa mais relaxante do que passar uma tarde a nadar e flutuar neste maravilhoso espaço que imediatamente nos recorda o sentido latino de SPA - “Salus per aquam“ ou “saúde através da água”.
Tratamentos de beleza e massagens também estão disponíveis mediante reserva.
A antiga biblioteca, hoje usada como sala de conferencias é outra atração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça. É um salão enorme, cuidadosamente restaurado, cheio de detalhes como pinturas e relevos que vale a pena apreciar.
Um passeio pelos claustros interiores, permitem descobrir uma passagem que liga o hotel ao Mosteiro de Alcobaça. Apesar de não ser permitido atravessar o jardim e entrar no Monumento Nacional por ali, é divertido perceber que estamos mesmo hospedados dentro das paredes deste Património da Humanidade.
O pequeno almoço é servido noutro salão grande com vista para algumas ruínas interessantes de uma antiga igreja que, tenho esperança, seja restaurada em breve.
O buffet é farto, apesar de à primeira vista não parecer por estar tão disperso ao longo da sala. Inclui vários tipos de pão, ovos, bacon, frutas, doces, favo de mel, sumos naturais e até espumante, entre muitos outros produtos.
O restaurante e o bar estavam completamente vazios, mas ainda assim tiveram a atenção de abrir o serviço para apenas duas pessoas porque já tínhamos feito reserva. A refeição apesar de não ser memorável, foi satisfatória, o serviço de mesa atento e profissional e o preço adequado ao que foi apresentado.
Foi uma estadia prazerosa e que recomendo muito, principalmente quando combinada com um passeio pela cidade de Alcobaça.
Para mais inspiração e ideias para passeios, estadias em hotéis, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram