Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 05.01.17

Toledo | A Cidade Imperial Espanhola

Se há uma cidade Espanhola que merece uma visita essa cidade é sem dúvida Toledo - afinal esta é a lendária região de Dom Quixote!

Situada no topo de uma colina com vista para o “nosso” Rio Tejo e Património Mundial da UNESCO, Toledo tem uma aparência nobre e imponente.

IMG_1125.jpg

Fotos: Travellight e H. Borges

Esta cidade que já foi capital de todo o Império Espanhol e remonta à época romana, continua a manter uma mística que atrai todos os dias centenas de visitantes. A maioria vinda de Madrid, que fica apenas a 30 minutos de comboio.

Há um famoso ditado espanhol que diz: “Até que tenhas visto Toledo, não viste Espanha” - eu acredito neste dizer 😊

É difícil não nos encantarmos por Toledo, pela sua história e lendas enquanto passeamos por ruas estreitas com praças animadas e admiramos a arquitectura original resultante da co-existência de três culturas. Esta antiga cidade foi no início da Idade Média um importante centro cultural para muçulmanos, judeus e cristãos. 

fullsizeoutput_3e23fullsizeoutput_3e2cfullsizeoutput_3e2dfullsizeoutput_3e2b

Toledo é também a cidade onde viveu e pintou o grande El Greco.

A sua obra pode ser vista um pouco por todo lado - na sacristia da Catedral de Toledo, na Capela de São José, no convento de Santo Domingo, na Igreja de São Tomé...

Todos estes lugares conservam as telas originais do pintor, criando assim uma exposição única no mundo para os apreciadores da sua arte.

E depois há a comida…a deliciosa gastronomia típica da região de Castilha-La Mancha, que tem forte influência árabe e onde destacam-se os doces, especialmente o mazapan, um doce típico feito de amêndoas e mel (semelhante ao maçapão Algarvio) ou pratos como a beringela assada coberta com queijo de cabra e mel e polvilhada com pistácios.

toledo

Há muito que ver e fazer em Toledo mas fica aqui o meu top 10 de atracções:

1- Mosteiro de San Juan De Los Reyes - Edifício gótico belíssimo com tectos altos trabalhados e um pátio ajardinado. 

fullsizeoutput_3e2afullsizeoutput_3e29fullsizeoutput_3e28

2- A Igreja de São Tomé - onde se encontra "O enterro do Conde Orgaz"  obra fundamental de El Greco

fullsizeoutput_3e2f

3- Sinagoga de Santa María La Blanca - localizado no pitoresco bairro judeu da cidade, a sinagoga, convertida em igreja, é um belo espaço para visitar e fotografar

fullsizeoutput_3e30

4- A igreja de Los Jesuitas - É o segundo maior edifício religioso da cidade, depois da catedral principal, e as suas torres tem uma vista extraordinária sobre Toledo.

5- A Catedral - É considerada a principal obra em estilo gótico de Espanha. O rei de Portugal D. Sancho II está sepultado na Catedral de Toledo.

fullsizeoutput_3e32

6- El Alcazar- Este imponente palácio fortificado hoje em dia alberga um museu e é um óptimo lugar para tirar fotografias panorâmicas da cidade.

fullsizeoutput_3e33

7- Plaza Zocodóver: uma das principais praças da cidade, tem muitas esplanadas e animação e às vezes até tem música ao vivo.

8 - Mirador del Valle: A melhor vista da cidade.

fullsizeoutput_3e35

9 - Puerta Vieja de Bisagra - É a única parte que restou das muralhas mouras do século IX. Este monumento é também conhecido como a Puerta Vieja de Alfonso VI porque o rei fez a sua entrada em Toledo em 1085 através deste portão.

10- Os Moinhos de Consuegra - Para os fans de D. Quixote, não posso deixar de sugerir uma visita a Consuegra, um pouco mais a sul de Toledo.

fullsizeoutput_3e36Foram os moinhos daqui que inspiraram Miguel de Cervantes a escrever a cena em que Don Quixote luta contra 40 gigantes imaginários, investindo contra os moinhos de vento como se de criaturas reais se tratassem.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.