Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 24.03.21

Tivoli Palácio de Seteais | O Hotel mais romântico de Sintra

Nos últimos tempos tenho (re)descoberto lugares mágicos que existem bem perto de minha casa. Não preciso nem sair do concelho!

É o caso do Palácio de Seteais, onde tive a sorte de me hospedar, no final do verão passado.

fullsizeoutput_5740Foto: TivoliHotels.com

Originalmente construído em 1787, em terras cedidas pelo Marquês de Pombal ao cônsul holandês Daniel Gildemeester, o Palácio de Seteais é um elegante palácio neoclássico cheio de História e estórias. Durante o século XIX chegou a ser residência do ilustre Marquês de Marialva, que mandou erguer o famoso arco triunfal que hoje fica entre as duas alas do palácio para comemorar a visita do Príncipe Regente D. João VI e da Princesa Carlota Joaquina em 1802.

Diz a lenda que gritando um “ai” da estrada que leva à propriedade, o eco se repete por sete vezes, daí o nome "Seteais", mas num documento muito antigo, existente na biblioteca de Sintra, admite-se que o seu nome deriva do facto de terem existido ali terras onde se cultivava centeio e dai surgir o lugar de  “Centeais”, como se escrevia antigamente.

Depois de dias de glória, o palácio passou por um período de abandono até que, em 1946, foi adquirido pelo Estado Português, que o salvou da degradação e do abandono em que é descrito na obra de Eça de Queiroz, "Os Maias".
No tempo do escritor o trajeto entre o Hotel Lawrence e Seteais era uma espécie de "passeio público" de Sintra e a rocha do Penedo da Saudade era uma paragem obrigatória para os enamorados.

Foi em 1954, que a propriedade, preservando as suas características originais, foi convertida num hotel de luxo. A sua beleza rapidamente atraiu celebridades nacionais e internacionais e neste hotel hospedaram-se personalidades como Amália Rodrigues, a Rainha Juliana da Holanda, Agatha Christie ou Marguerite Yourcenar.

Acho emocionante entrar num lugar assim, fico sempre a pensar: "se estas paredes falassem...". 

O check-in foi rápido e com todos os cuidados que estes novos tempos exigem. Em pouco tempo estávamos a percorrer os corredores silenciosos e as escadarias e a ver alguns dos mais de 2.000  tesouros da propriedade: pinturas a óleo; estátuas; tapeçarias; mobiliário antigo; frescos (alguns atribuídos ao pintor francês Jean Baptiste Pillement); gravuras, porcelanas...

Apesar de seu tamanho e grandeza, Seteais não deixa de ser íntimo e privado. Cada canto respira romantismo e quem se deixa levar pela imaginação, com facilidade sente-se transportado para outros tempos. Tempos mais poeticos, mais calmos.

fullsizeoutput_5744fullsizeoutput_5747fullsizeoutput_5741fullsizeoutput_5745fullsizeoutput_5746fullsizeoutput_5749UNADJUSTEDNONRAW_thumb_cfe5Fotos: Travellight e H.Borges

O quarto também me encantou. Grande, confortável, decorado com delicados tons pastel e com vista para os jardins e para o Palácio da Pena.

Apesar de ter essencialmente mobiliário de época, tinha todos os confortos modernos, incluindo uma máquina Nespresso.

fullsizeoutput_574efullsizeoutput_574ffullsizeoutput_5750fullsizeoutput_574d

As áreas exteriores do hotel são maravilhosas. Há uma piscina com espreguiçadeiras e camas para descansar e jardins tranquilos com bonitas flores para percorrer. Existe também um pequeno jardim de ervas aromáticas e uma plantação de morangos.

252862871

fullsizeoutput_5752

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_d008251878346fullsizeoutput_5754Fotos: Travellight e H. BorgesTivoliPalacioSeteais_Pool_Outdoor_2Foto: TivoliHotels.com

O local mais relaxante da propriedade é o SPA e Centro de Bem Estar Anantara, um spa contemporâneo que oferece tratamentos e massagens que prometem ajudar a unir a mente, o corpo e o espírito, à natureza.

252862865Foto: TivoliHotels.com

O melhor de tudo para mim? O restaurante!

O jantar, acompanhado com vinho de Colares foi inesquecível e o pequeno-almoço absolutamente delicioso.

Fotos: Travellight e H. Borges

Muito mais do que um hotel 5 estrelas, Seteais é um luxuoso palácio que nos remete para a elegância romântica do século XVIII. É um cenário único, cheio de poesia e beleza, capaz de transforma qualquer estadia numa experiência inesquecível!

 

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!
Travellight

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.