Tian Tan | O grande Buda de Hong Kong
Uma das maiores atracções de Hong Kong é o Buda Tian Tan, mais conhecido como o Grande Buda.
Erguida no alto das colinas da Ilha de Lantau, escondido por vegetação exuberante, a estátua do Grande Buda fica localizado no remoto Mosteiro de Po Lin.
Esta extraordinária estátua, não é um monumento tão antigo assim. Foi instalada apenas em 1993 e está sentada a 34 metros de altura, voltada para o norte para, segundo me disseram, observar o povo chinês.
Para aqui chegar podemos optar pelo caminho mais fácil: subir de teleférico, ou pelo mais difícil, aquele que é escolhido por muitos peregrinos asiáticos: subir a pé até ao topo da montanha.
Fotos: Travellight e H. Borges
A subida é longa mas tinham-me dito que valia a pena e eu acreditei. Tudo o que custa, no fim, quando realizado, dá-nos um prazer ainda maior. 😃
É uma caminhada demorada (cerca de 3 horas) mas é fácil de fazer e bastante cénica. Começando em Tung Chung basta seguir a trilha até a aldeia de Ngong Ping ou Mosteiro Po Lin. O caminho é bem pavimentado e sinalizado. A maior dificuldade é o calor que se faz sentir por estes lados, convém levar bastante água para beber e não ficar desidratado. Ao longo do caminho existem mosteiros onde podemos parar para descansar e, possivelmente, fazer uma visita (as fotografias porém, podem não ser permitidas).
Ngong Ping é basicamente uma vila turística, cheia de lojinhas de souvenirs e bancas de comida. Fiquei contente de lá chegar. Logo na entrada havia uma máquina que fazia bolas de sabão que davam um toque mágico ao local.
Depois de um rápido passeio pela vila, segui até ao Mosteiro Po Lin.
Este é um dos santuários budistas mais importantes de Hong Kong. É colorido, tem uma rica iconografia budista e um agradável jardim.
Podemos comer na cantina do mosteiro e experimentar os seus deliciosos pratos vegetarianos.
Depois um último esforço: Subir os 268 degraus que nos conduzem até ao Grande Buda! 😅
No caminho, encontramos um conjunto de seis estátuas de Bodhisattva - divindades budistas que são veneradas por ajudarem os mortais a alcançarem a iluminação - e no topo há uma pequena exposição sobre a vida de Buda.
Do topo podemos desfrutar de vistas soberbas sobre a Ilha de Lantau, o cintilante Mar da China e o Aeroporto de Hong Kong.
De perto conseguimos ver todos os detalhes da estátua. A mão direita de Buda levantada simboliza proteção, paz, benevolência e dissipação do medo. A palma da mão esquerda aberta e com os dedos apontando para baixo significa oferta, boas-vindas, caridade, doação, compaixão e sinceridade.
A sua mensagem tocou o meu coração…
A descida no teleférico foi bem mais fácil mas não menos interessante. O fundo da cabine é transparente dando-te a impressão de pairar sobre a vegetação.
Adorei este lugar e recomendo a todos que forem visitar Hong Kong!
DICA: O caminho mais fácil e rápido de chegar até à estátua a partir do centro de Hong Kong é apanhar o metro até à estação MTR Tung Chung e depois apanhar o teleférico até Ngong Ping.
Tchau!
Travellight