Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 06.08.18

TIAN TAN | O GRANDE BUDA DE HONG KONG

IMGP0761.JPG

 

Uma das maiores atracções de Hong Kong é o Buda Tian Tan, mais conhecido como o Grande Buda.

 

Erguida no alto das colinas da Ilha de Lantau, escondido por vegetação exuberante, a estátua do Grande Buda fica localizado no remoto Mosteiro de Po Lin.

 

Esta extraordinária estátua, não é um monumento tão antigo assim. Foi instalada apenas em 1993 e está sentada a 34 metros de altura, voltada para o norte para, segundo me disseram, observar o povo chinês.

 

Para aqui chegar podemos optar pelo caminho mais fácil: subir de teleférico, ou pelo mais difícil, aquele que é escolhido por muitos peregrinos asiáticos: subir a pé até ao topo da montanha.

 

fullsizeoutput_2a56.jpeg

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

A subida é longa mas tinham-me dito que valia a pena e eu acreditei. Tudo o que custa, no fim, quando realizado, dá-nos um prazer ainda maior. 😃

 

É uma caminhada demorada (cerca de 3 horas) mas é fácil de fazer e bastante cénica. Começando em Tung Chung basta seguir a trilha até a aldeia de Ngong Ping ou Mosteiro Po Lin. O caminho é bem pavimentado e sinalizado. A maior dificuldade é o calor que se faz sentir por estes lados, convém levar bastante água para beber e não ficar desidratado. Ao longo do caminho existem mosteiros onde podemos parar para descansar e, possivelmente, fazer uma visita (as fotografias porém, podem não ser permitidas).

 

Ngong Ping é basicamente uma vila turística, cheia de lojinhas de souvenirs e bancas de comida. Fiquei contente de lá chegar. Logo na entrada havia uma máquina que fazia bolas de sabão que davam um toque mágico ao local.

 

fullsizeoutput_2a8e.jpeg

fullsizeoutput_2a59.jpeg

 

Depois de um rápido passeio pela vila, segui até ao Mosteiro Po Lin.


Este é um dos santuários budistas mais importantes de Hong Kong. É colorido, tem uma rica iconografia budista e um agradável jardim.


Podemos comer na cantina do mosteiro e experimentar os seus deliciosos pratos vegetarianos.

 

fullsizeoutput_2a63.jpeg

 

fullsizeoutput_2a62.jpeg

BigBuda1.jpg

fullsizeoutput_2a71.jpeg

fullsizeoutput_2a6e.jpeg

fullsizeoutput_2a97.jpeg

 

Depois um último esforço: Subir os 268 degraus que nos conduzem até ao Grande Buda! 😅

 

fullsizeoutput_2a75.jpegfullsizeoutput_2a90.jpeg

 

fullsizeoutput_2a5e.jpeg

 

No caminho, encontramos um conjunto de seis estátuas de Bodhisattva - divindades budistas que são veneradas por ajudarem os mortais a alcançarem a iluminação - e no topo há uma pequena exposição sobre a vida de Buda.

 

fullsizeoutput_2a80.jpegBigBuda.jpgfullsizeoutput_2a81.jpeg

 

Do topo podemos desfrutar de vistas soberbas sobre a Ilha de Lantau, o cintilante Mar da China e o Aeroporto de Hong Kong.

 

IMGP0757.JPG

 

De perto conseguimos ver todos os detalhes da estátua. A mão direita de Buda levantada simboliza proteção, paz, benevolência e dissipação do medo. A palma da mão esquerda aberta e com os dedos apontando para baixo significa oferta, boas-vindas, caridade, doação, compaixão e sinceridade.

 

fullsizeoutput_2a5b.jpeg

IMGP0752.JPGfullsizeoutput_2a5f.jpeg

 

A sua mensagem tocou o meu coração…

 

A descida no teleférico foi bem mais fácil mas não menos interessante. O fundo da cabine é transparente dando-te a impressão de pairar sobre a vegetação.

 

fullsizeoutput_2a76.jpeg

fullsizeoutput_2a7b.jpeg

 

Adorei este lugar e recomendo a todos que forem visitar Hong Kong!

 

DICA: O caminho mais fácil e rápido de chegar até à estátua a partir do centro de Hong Kong é apanhar o metro até à estação MTR Tung Chung e depois apanhar o teleférico até Ngong Ping.

 

Tchau!
Travellight

2 comentários

Comentar post