Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 25.08.21

The Kelpies | Escócia

Falkirk, uma cidade no centro da Escócia, a noroeste de Edimburgo, é o lar das The Kelpies, as maiores esculturas equestres do mundo. Inauguradas em abril de 2014, estas esculturas que retratam duas cabeças de cavalo, tem 30 metros de altura e são absolutamente impressionantes.

fullsizeoutput_5ce8Fotos: Travellight

The Kelpies estão localizadas em Helix Park, perto da autoestrada M9, ​​e para além de serem uma obra de arte magnífica, tem por trás uma lenda escocesa muito interessante:
Os “kelpies”, segundo conta o povo, eram espíritos aquáticos que assombravam rios e riachos, geralmente sob a forma de um cavalo. Mas era preciso ter muito cuidado com eles porque apesar da sua aparência doce, estes espíritos eram malévolos!
O kelpie aparecia como um cavalo bonito à beira de um rio para atrair crianças que, ingénuamente queriam brincar com ele. Assim que o montavam porém, ficavam presas na sua pele mágica e pegajosa e nunca mais conseguiam escapar. O kelpie arrastava-as então para o rio e acabava por as comer 😳

Os kelpies também podiam usar os seus poderes mágicos para provocar uma inundação e destruir tudo à sua volta. Mas tinham um ponto fraco: se alguém conseguisse segurar um pelo freio, ganhava comando sobre todos eles.
Diz-se que um kelpie cativo teria a força de pelo menos 10 cavalos e a resistência de muitos mais. Há inclusive rumores de que o clã MacGregor tem a rédea de um kelpie apanhado em Loch Slochd, passada de geração em geração.

O som da cauda de um kelpie a entrar na água, dizem-nos os escoceses, é semelhante ao de um trovão, por isso os viajantes são avisados para ter cuidado se estiverem a passar por um rio e ouvirem um som sobrenatural: pode ser um aviso do kelpie de que uma tempestade se aproxima.

fullsizeoutput_5cea

fullsizeoutput_5ce6

As extraordinárias esculturas que homenageiam esta lenda, são uma façanha de engenharia que se transformou numa enorme atração turística da Escócia.
Pesando mais de 300 toneladas cada, os kelpies foram projetados pelo escultor escocês Andy Scott.
Ele é especialista em aço galvanizado e já produziu várias peças notáveis, mas os kelpies são o seu trabalho mais conhecido.
O design dos Kelpies começou cerca de 5 anos antes da sua construção. Em 2008, Andy Scott criou três versões em miniatura no seu estúdio em Glasgow, cada um com apenas um metro de altura. Estes foram então digitalizados por lasers para ajudar os fabricantes de aço a criar depois os componentes na escala necessária.

Os modelos para as esculturas foram dois cavalos de Glasgow chamados Clydesdales Duke e Barão,
que segundo o artista, foram muito pacientes e bem educados durante o processo de criação.

Qualquer pessoa pode ver os kelpies de forma gratuita no Helix Park, a qualquer hora do dia, 365 dias do ano. Para entrar dentro de uma das esculturas, no entanto, é preciso pagar uma pequena taxa.

 

Tchau!

Travellight

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.