Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 17.02.20

Tenerife | A ilha da eterna primavera onde o carnaval é rei

fullsizeoutput_326c

Cheguei a Santa Cruz em pleno Carnaval e parecia que o povo estava todo na rua. Era a segunda vez que visitava Tenerife e logo percebi que a experiência, desta vez, ia ser diferente. Havia muita música e risos no ar… As pessoas brincavam, dançavam e puxavam-me para participar.

Aqueles que integravam o desfile principal estavam vestidos a preceito. As suas fantasias brilhantes e cheias de plumas, rivalizavam com as melhores do famoso Carnaval do Rio. A atmosfera era verdadeiramente contagiante!

Uma das principais atrações eram as Murgas — conjuntos compostos por cerca de 40 pessoas que cantam canções satíricas e humorísticas.
As Murgas são parte importante da tradição do Carnaval em Tenerife. Fazem crítica social, especialmente ao poder político e aos valores convencionais da sociedade.

170212-Mamelucos  Créditos: CarnavaldeTenerife.com

O desfile principal é grandioso e espetacular, mas a celebração mais bizarra (e talvez mais divertida) acontece na quarta-feira de Cinzas com o chamado “enterro da sardinha”.
Durante esse ritual, Uma enorme sardinha é levada pelas ruas e seguida em procissão por centenas de pessoas, vestidas de preto, que fingem chorar como viúvas inconsoláveis. Qualquer pessoa pode acompanhar o cortejo fúnebre e assistir no final à queima da sardinha numa fogueira.

fullsizeoutput_326e  Créditos: tenerifebybus.blogspot.com

A temperatura amena, apesar de ser inverno, também ajuda bastante a animar os festejos. Afinal não é à toa que Tenerife é conhecida como a ilha da eterna primavera…

O Carnaval é um evento importante, mas está longe de ser o único atrativo da maior ilha das Canárias. Tenerife tem mais, muito mais, para conquistar os visitantes:

O Monte Teide, por exemplo, é um vulcão impressionante que merece uma visita, quanto mais não seja para ver a fantástica vista. Quem passar a noite no Refúgio Altavista, de manhã pode subir até ao topo para ver um maravilhoso nascer o sol.

O Teide National Park — Património Mundial da UNESCO — oferece paisagens vulcânicas sensacionais e, embora seja bastante estéril, tem flora que não cresce em nenhum outro lugar do planeta.

fullsizeoutput_326b

Na área de Güímar no sudeste da ilha, podemos encontrar casas típicas das Canárias, com os seus grandes terraços e belas varandas de madeira. Esta região tem o charme tranquilo e pacífico de uma autêntica aldeia. O Puertito de Güímar é um lugar muito simpático onde podemos passar um dia perfeito a nadar na piscina de água do mar, a descansar nas praias de areia negra e a comer e beber nos muitos bares e restaurantes disponíveis.

No Mirador de La Garañona, podemos provar deliciosos sorvetes, e na colina La Corona, em Los Realejos, ver parapentes de todo o mundo. Eles vêm até aqui porque as condições atmosféricas do lugar permitem praticar este desporto o ano todo.

fullsizeoutput_3268

O fantástico auditório projetado por Santiago Calatrava, onde a Orquestra Sinfónica de Tenerife realiza concertos regulares, óperas e outras apresentações, é paragem obrigatória para quem aprecia música clássica.

No verão há muitas festas e romarias. As "Fiestas del Carmen" são bem conhecidas pelos seus fogos de artifício sobre o mar e constituem uma atração turística muito popular.

Nas maiores cidades costeiras, como Playa De Las Americanas e Playa De Los Christianos, existem muitos apartamentos, resorts e hotéis, mas quem está interessado em paz e sossego deve procurar a Playa De Las Galletas que é mais ventosa, mas também mais pequena e sossegada.

fullsizeoutput_3269Créditos: Kudoybook

A gastronomia local também merece destaque. Há uma variedade de deliciosos queijos locais feitos de leite de ovelha e o tradicional “queijo assado” que normalmente é servido com molho verde. Um saboroso prato de "escaldón" (ensopado de carne de porco) ou "roupa vieja” (carne desfiada com molho à base de tomate picante) e “papas arrugadas” (batatas cozidas servidas com molho) também são de prova obrigatória.

gastronomía-de-Santa-Cruz-de-Tenerife-Ropa-ViejaCréditos: adonisresorts.com

Tenerife é um lugar de contrastes. É praia e montanha. É sol, praia, cultura e tradição. É história e modernidade. Definitivamente é um destino que vale a pena conhecer.


Texto patrocinado pela TAP e publicado originalmente no Sapo Viagens

2 comentários

  • Tenerife é um destino mais interessante do que pode parecer à primeira vista
    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.