Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 06.11.18

TEMPPELIAUKIO | A IGREJA DA ROCHA

fullsizeoutput_2f54.jpeg

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

A original Igreja de Temppeliaukio, também conhecida como Rock Church ou a Igreja da Rocha, é uma das mais belas da Finlândia e uma das mais incríveis que já visitei.

 

Localizada em Helsínquia, esta maravilha arquitectónica é uma das atracções mais populares da metrópole escandinava.

 

À primeira vista, não parece nada de especial, apenas um aglomerado de pedras e uma entrada que parece levar a uma gruta, mas um olhar mais atento revela rapidamente um edifício extremamente interessante e moderno.

 

fullsizeoutput_2f53.jpegfullsizeoutput_2f50.jpeg

 

Projectada em 1961 pelos arquitectos e irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, o interior desta igreja luterana foi propositadamente escavado na rocha para respeitar as características do terreno onde foi construída.

 

O tecto de 24 m de diâmetro é composto por uma cúpula revestida de chapa de cobre, conectada à parede de rocha natural por 180 vidros que permitem a entrada de luz natural.

 

fullsizeoutput_2f45.jpeg

 

Devido à altura variável da parede de rocha, cada vidro tem um tamanho diferente. Esta disposição ajuda a conseguir  uma iluminação mais forte na área do altar.

 

fullsizeoutput_2f46.jpeg

fullsizeoutput_2f4d.jpeg

 

Um bónus imprevisto do projecto foi a excelente acústica criada pelas superfícies rochosas que compõem as paredes internas.


Hoje, quando não está a ser usada como uma casa de culto, a Igreja da Rocha serve muitas vezes como local para concertos.

 

fullsizeoutput_2f56.jpeg

 

É curioso notar que mesmo com um design do meio do século XX, a Igreja da Rocha mantém uma aparência moderna e contemporânea, eu diria quase futurista. 

 

Os Finlandeses apreciam muito a natureza, por isso não surpreende ver nesta obra arquitectónica cores que reflectem os vários tons de granito e outros tipos de pedra do país.

 

fullsizeoutput_2f57.jpeg

 

Os bancos são de bétula nativa e canais foram especialmente projectados para transportar a água que escorre das fendas na rocha. O pavimento é de concreto polido e o altar é feito de granito cortado.

 

fullsizeoutput_2f49.jpeg

 

Temppeliaukio é um lugar de rara beleza e sem dúvida um produto do engenho Finlandês.

 

Tchau!

Travellight

 

13 comentários

Comentar post