Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 14.06.18

Tarte Amalfitana de ricota e pêra

fullsizeoutput_27d1.jpeg

 

A Costa Amalfitana não é só bela, ela também é conhecida pela sua excelente doçaria. Algumas das confeitarias mais famosas da Itália estão aqui e não faltam doces típicos para experimentar. Um dos meus preferidos é a Torta de Ricota e Pêra, cuja receita partilho hoje convosco.


INGREDIENTES:

Massa 

3 ovos
200 gr de avelãs picadas 
60 gr de farinha 
100 gr de manteiga derretida
130 gr de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó 

 

Recheio

500 gr de ricota 
1 pacote de natas 
100 gr de açúcar
350 gr de pêra

Suco de meio limão (para as pêras)
2 colheres de sopa de açúcar (para as pêras)

 

Cobertura
* 1 pêra
* Açúcar de confeiteiro

 


PREPARAÇÃO:

Primeiro derreta a manteiga numa panela e reserve.
Bata os ovos com o açúcar e depois adicione as avelãs picadas, o fermento em pó e a farinha.  Misture com uma espátula de baixo para cima e adicione a manteiga derretida. Mexa até a mistura ficar homogênea.

 

Coloque a mistura em duas formas para bolo de 20 cm de diâmetro (previamente untadas com manteiga) e deixe assar no forno por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Se não tiver duas formas de bolo idênticas, pode assar primeiro uma base e depois a outra. Quando as bases estiverem prontas deixe-as arrefecer e reserve.

Numa panela coloque as peras picadas, o sumo de limão e as 2 colheres de açúcar e deixe no fogo, por alguns minutos, mexendo sempre, até as pêras amolecerem. Quando as pêras estiverem bem moles, retire  do fogo e deixe esfriar. 

 

Bata as natas com um pouco do açúcar até ficarem em chantilly. De seguida, numa batedeira eléctrica, misture a ricota com o resto do açúcar e as pêras até ficar um creme e no fim adicione o chantilly, misturando de baixo para cima para não perder o volume.

 

Para compor a sobremesa, use um aro de empratar e coloque no fundo a primeira base, depois despeje o creme de  ricota e pêras e cubra com a outra base.

Coloque a tarte no frigorifico por cerca de 4 ou 5 horas, até ficar bem firme.

 

Retire do frigorifico e polvlhe com açúcar de confeiteiro e decore com uma pêra cozida fatiada ou cortada ao meio. Pode também usar caramelo para decorar.

 

 

Receita retirada com adaptações do site www.blog.giallozafferano.it