Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 05.07.19

Sugestões para uma escapadinha ecológica

O interesse na conservação ambiental e na compreensão do impacto do turismo num determinado destino tem vindo a crescer nos últimos anos e hotéis ecológicos surgiram um pouco por todo o lado para atender às exigências de hóspedes que defendem o turismo sustentável e a redução da pegada ecológica.

Estas propriedades estão comprometidas com a criação e desenvolvimento de programas ambientais, económicos e sócio-culturais que preservam a cultura, apoiam a economia local e implementam uma política ecológica, recorrendo, entre outras coisas, à utilização de materiais de construção sustentáveis e reciclados, conservando água ou instalando iluminação com eficiência energética.

Em Portugal, opções perfeitas para uma escapadinha “verde”, não faltam. Vejam em baixo:

 

COCOON ECO DESIGN LODGES

fullsizeoutput_2fcf.jpeg

  FOTO: BOOKING.COM

A 1 hora de Lisboa e a 15 km da Comporta, esta propriedade situa-se sobre 30 hectares de uma área de parque privado e disponibiliza acomodações ecológicas com todos os confortos modernos, incluindo Wi-Fi gratuito.

O objetivo do Cocoon Eco Design foi criar um empreendimento de turismo rural que estivesse em harmonia com a natureza, com uma arquitetura contemporânea, sustentabilidade, baixa densidade de ocupação e as melhores práticas ambientais.

Os hóspedes podem utilizar gratuitamente as bicicletas para explorar a área circundante ou relaxar nas espreguiçadeiras e nadar no lago da propriedade.

Descubra mais sobre o Cocoon Eco Design aqui.


IMANI COUNTRY HOUSE

65811874.jpg

   FOTO: BOOKING.COM


A Imani Country House fica em Guadalupe, a 15 minutos de carro de Évora e está rodeada por jardins centenários.

A sua prioridade é a preservação e o respeito pela natureza. Na Imani — que significa "acreditar" em suaíli — não são utilizados pesticidas ou químicos, a água quente é pré-aquecida por painéis solares e a lenha provém de limpezas florestais. As telhas em canudo das casas foram reaproveitadas, aquando da recuperação da quinta e os beirados e chaminés mantidos na forma original assim como os antigos bancos em pedra que estavam espalhados pela propriedade.

No inverno, as lareiras das suites são acesas antes da chegada do hóspede, para que seja recebido por um calor aconchegante. No verão, os destaques são as duas piscinas da propriedade e as camas de rede do jardim.

Saiba mais sobre o Imani Country House aqui.


ECO SOUL ERICEIRA GUESTHOUSE

94306856.jpg

   FOTO: BOOKING.COM


Localizada a 7 minutos a pé da Praia de São Julião, entre o Parque Natural de Sintra-Cascais e a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, este espaço tem uma verdadeira preocupação com o ambiente e a sustentabilidade, promovendo, junto dos seus hóspedes práticas ecológicas que não só beneficiam a área local, como também promovem um melhor entendimento da região.

O Eco Soul Ericeira tem bungalows — com vistas para o mar e para o jardim — que são construídos com madeira e barro e aquecidos com energia solar e restos e aparas de madeira para que o impacto ambiental seja zero.

A pequena horta biológica local fornece frutas e legumes à guesthouse e as refeições são preparadas com produtos regionais para evitar a importação.

Os hóspedes podem desfrutar das comodidades do jardim, como a piscina exterior biológica, lareira ao ar livre, chuveiro ao ar livre com vistas para o mar, espreguiçadeiras e um terraço comum para observar o pôr do sol sobre o Oceano Atlântico.

Veja aqui mais informação sobre o Eco Soul Ericeira.

 

PEDRAS SALGADAS SPA & NATURE PARK

fullsizeoutput_2fe1.jpeg

Localizado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, a 1h10 de distância de carro da cidade do Porto, o empreendimento Pedras Salgadas Spa & Nature Park apresenta uma arquitetura sustentável e inovadora que permite aos hóspedes envolverem-se totalmente com a natureza.

As eco-houses, são auto-suficientes e tem um design e decoração moderna. As tree-houses (casas na árvore), tem revestimentos em ardósia e em madeira, matérias-primas que ajudam a fomentar a integração na paisagem e conferem invisibilidade a estas casas arquitetónicas, mantendo assim o protagonismo que pertence ao parque centenário onde estão inseridas.

Sustentabilidade e ecologia estiveram sempre presentes no desenvolvimento deste hotel: os solos não foram impermeabilizados; é feito o reaproveitamento de águas e os sistemas de iluminação recorrem à tecnologia LED para reduzir o consumo.

Descubra mais sobre o Pedras Salgadas Spa & Nature Park aqui.

 

INSPIRA SANTA MARTA HOTEL & SPA

fullsizeoutput_2fd1.jpeg

  FOTO: BOOKING.COM


Localizado no centro de Lisboa, a 80 metros da Avenida da Liberdade e a 300 metros da Praça Marquês de Pombal, o Inspira Santa Marta tem uma política de sustentabilidade ambiental e de compromisso social, que já lhe valeu diversas distinções.

Os seus quartos estão organizados e decorados de acordo com os princípios do Feng Shui, “criando espaços mais confortáveis e equilibrados, evitando a estagnação dos fluxos de energia”.

O Inspira Santa Marta é também o primeiro hotel em Lisboa preparado e treinado para receber hóspedes com problemas de alergia. Os quartos são especialmente equipados e limpos utilizando um Sistema Recomendado e Certificado pela ECARF (Centro Europeu de Pesquisa em Alergia), uma das principais fundações europeias no setor de prevenção de alergias.

Saiba mais sobre o Inspira Santa Marta aqui.

 

PESTANA TROIA ECO-RESORT & RESIDENCE

fullsizeoutput_2fe2.jpeg

O Pestana Troia Eco-Resort & Residence fica localizado na paradisíaca Península de Troia, a cinco minutos da praia e é um santuário ecológico, moderno e sustentável, onde o foco é a preservação da fauna e flora naturais da região.

O resort, assente numa vertente ambiental, ocupa um terreno de 100 hectares, mas apenas 2% corresponde a construção.

As villas, em perfeita harmonia com a natureza, têm quase todas apenas um piso e consomem por ano menos 500 metros cúbicos de água do que uma casa convencional.  

Por cada villa construída, foram  plantadas 15 árvores e 400 plantas novas. 

O Troia Eco-Resort proporciona aos seus hóspedes acessos exclusivos à praia, piscinas interiores e exteriores, campos de ténis, padel; um polidesportivo e infraestruturas como sauna, banho turco e ginásio.

Os hóspedes são ainda encorajados a utilizar veículos sustentáveis, a realizar caminhadas nos passadiços e a experimentar uma vivência mais ecológica, convivendo com tudo o que a reserva natural tem para oferecer.

Descubra mais sobre este resort aqui.

 

L’AND VINEYARDS

fullsizeoutput_2fe3.jpeg

Este hotel é a prova de que a ecologia e o luxo podem perfeitamente andar de mãos dadas.

Num espaço onde os sabores do vinho e da culinária gourmet têm destaque, também há espaço para um estilo de vida 100% ecológico. Com paisagens deslumbrantes, delimitadas por vinhas, e infraestruturas exclusivas, o principal objetivo do L'AND Vineyards é preservar a beleza natural envolvente, escolhendo uma agricultura sustentável; a eficiência energética; a qualificação ambiental e produtos orgânicos preferencialmente locais.

As suites do L'AND Vineyards foram construídas com pedra natural e madeira local. Além disso, foram todas concebidas por designers de interiores e abrem para pátios panorâmicos com lareiras ao ar livre.

Para aproximar ainda mais os hóspedes da mãe natureza, cada suite tem um teto retrátil que permite dormir, literalmente, sob as estrelas.

Mais informação sobre o L'AND Vineyards aqui.

HOTEL RIO DO PRADO

fullsizeoutput_2fe4.jpeg

Bem próximo da histórica Vila de Óbidos encontramos o Rio do Prado. Um empreendimento turístico que aposta fortemente na sustentabilidade e num conceito assente na integração de um vasto leque de medidas ecológicas.

Inseridas na natureza, as luxuosas suites do Rio do Prado são espaços que ajudam a construir a paisagem. Transformam-na e desenvolvem-na, estando presentes e ausentes, numa simbiose de ambientes que é a verdadeira marca do conceito. 

A decoração das suites foi feita com peças, na sua maioria, recicladas; as portadas foram feitas com paus de eucalipto que filtram a luz solar e dão privacidade ao espaço; plantas revestem o topo de cada edifício para ajudar a reter o calor; o  sol fornece energia e aquece a água, e os clientes são convidados a participar nas atividades de permacultura.

Outros trunfos ecológicos do Rio do Prado são a produção de eletricidade através de horta fotovoltaica; abastecimento dos autoclismos com água reciclada; drenagem das águas pluviais e regas e armazenamento em lagos/reservatórios para posterior utilização na rega das plantas e a criação de uma estação de resíduos e compostagem orgânica;

O hotel disponibiliza ainda aos hóspedes 2 piscinas exteriores, um spa, um terraço para banhos de sol e 5 lagos.

Pode saber mais sobre o Rio do Prado aqui
.


HOTEL QUINTA DA SERRA

fullsizeoutput_2fd3.jpeg

   FOTO: BOOKING.COM

 

O Hotel Quinta da Serra fica localizado no Jardim da Serra, num vale verdejante a 820 metros acima do nível do mar, nas zonas altas de Câmara de Lobos.

Esta unidade hoteleira com uma forte componente histórica, social e botânica ambiciona preservar e valorizar os recursos naturais característicos da ilha da Madeira, e, para isso muniu-se de tecnologia que visa a sustentabilidade económica e ambiental, como, por exemplo, painéis solares e uma ETAR que permite o aproveitamento das águas residuais para rega, aumentando-se assim a eficiência na gestão dos recursos hídricos.

Além disto, a administração da Quinta converteu uma extensa área de terra agrícola à produção biológica de hortas, árvores de fruta e vinha.
Recentemente foram introduzidos frutos vermelhos nos terrenos da quinta o que permite aos hóspedes saborear, entre outros, intensos e refrescantes mirtilos, suaves framboesas e suculentas amoras.

O restaurante do hotel valoriza os produtos regionais e dá aos clientes a oportunidade de experimentar pratos preparados com produtos biológicos produzidos no local.

A quinta conta ainda com mais de 30.000,00 m² de área florestal, maioritariamente reflorestada com espécies pertencentes à exuberante floresta Laurissilva e a área de jardim do hotel possui uma flora variada, que inclui a mais alta árvore de eucalipto registada da ilha.

Mais informação sobre o Hotel Quinta da Serra aqui.


ALDEIA DA FONTE HOTEL

fullsizeoutput_2fd4.jpeg

   FOTO: BOOKING.COM


Localizado na Ilha do Pico, nos Açores, o hotel Aldeia da Fonte assemelha-se a uma aldeia com casas de pedra perfeitamente integrada na magnífica e deslumbrante Natureza da Ilha.

As seis casas de pedra vulcânica que compõe o hotel estão debruçadas sobre falésias, entre jardins exuberantes e tem vistas para o Oceano Atlântico.

Considerado um dos hotéis mais ecológicos de Portugal, a Aldeia da Fonte é um empreendimento Green Key que realiza um esforço acrescido para proteger o ambiente e o clima.
O programa Green Key é um galardão internacional, que é atribuído a empreendimentos que cumpram um conjunto de requisitos ambientais em diferentes áreas.
Este resort ecologicamente sustentável, introduziu um sistema de gestão ambiental e preocupa-se, entre outras coisas, em reduziu o consumo de energia e de água, separar e encaminhar para a reciclagem os resíduos, utilizar produtos de limpeza amigos do ambiente, promover a utilização e consumo de produtos orgânicos e evitar os herbicidas químicos.

Na Aldeia da Fonte o hóspede pode desfrutar do melhor que a natureza açoriana tem para oferecer: mergulhos no mar, trilhas pedestres, uma piscina atlântica, observação de golfinhos, baleias e outros cetáceos e a beleza e biodiversidade da montanha do Pico.

Saiba mais aqui.

 

Post patrocinado por Booking.com e originalmente publicado no SAPO Viagens

 

 

2 comentários

  • Obrigada Rita. Boa semana para ti! Beijinhos 😘
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.