Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 26.02.21

Sonhar com… Experiências únicas na Argentina

Da riqueza cultural de Buenos Aires ao maravilhoso Glaciar Perito Moreno, passando pelas Cataratas do Iguaçu e pela Tierra del Fuego, há imensas coisas incríveis para conhecer e fazer na Argentina!

Estas são algumas das melhores.

1. Ver o Glaciar Perito Moreno

Extensão do grande Manto de Gelo Meridional que preenche os vales andinos entre a Argentina e o Chile, o "Moreno" - que leva o nome de um famoso explorador argentino - é um dos mais espetaculares glaciares do mundo. É dos poucos que se tem conseguido manter estável, sem diminuir, devido ao aquecimento global. Por vezes cria até uma ponte de gelo que, mais tarde, minada pelas águas em baixo, desaba com grande drama e comoção.

fullsizeoutput_565eTodas fotos: PxHere

2. Percorrer a Ruta Nacional 40

A estrada mais famosa da Argentina cruza o país de um extremo a outro e vai da fronteira com a Bolívia até ao Estreito de Magalhães.
Pode começar e terminar na cidade de Rio Gallegos capital da província argentina de Santa Cruz (Região da Patagónia ) ou na província de Jujuy no extremo Norte. Pelo caminho podemos ver rebanhos de guanacos e ovelhas e passar por 11 províncias em três regiões. Vemos também rios, grandes lagos, desertos de sal, vulcões, pontes, glaciares e 20 reservas naturais e parques nacionais — 5 deles considerados Património da Humanidade pela UNESCO: O Parque Nacional Los Glaciares, La Cueva de las Manos, Parque Provincial de Ischigualasto,  Parque Nacional  Talampaya e Quebrada de Humahuaca. 
Percorrer esta estrada é uma grande aventura, com muita cultura, ecoturismo, gastronomia, vinho e muito mais!

fullsizeoutput_565f

3. Visitar as Cataratas do Iguaçu

Na fronteira da Argentina com o Brasil, inseridas num Parque Nacional, encontramos as impressionantes Cataratas do Iguaçu.

De Puerto Macuco podemos descer cerca de 100 metros até chegar ao desfiladeiro do rio Iguaçu, onde é possível ir de barco até à base do Salto Três Mosqueteiros e até à Garganta do Diabo — a queda de água mais importante e mais bonita do Parque Nacional.

O Peñón de la Bella Vista, tal como o nome indica, oferece algumas das melhores vistas das Cataratas e a selva envolvente com os seus tucanos, papagaios e macacos contribui para uma verdadeira imagem de cartão postal.

fullsizeoutput_5660

4. Explorar a Costa Atlântica

A longa costa atlântica da Argentina não é conhecida por muitos viajantes, mas vale a pena conduzir pela Ruta 3 de Buenos Aires até Rio Gallegos. Os principais locais da rota incluem Chubut; as praias do Rio Negro em Las Grutas; a península Valdés e o porto San Julián, na Patagónia — por onde passou o navegador português Fernão de Magalhães.

A odisseia pelo litoral argentino é facilitada por excelentes opções de estadia, com bons hotéis nos principais portos.

motion_cloud_sunrise-500583.jpg!d

5. Explorar Salta e os Vales Calchaquíes

Os vales Calchaquíes formam um sistema de vales e montanhas no noroeste da Argentina e são considerados um dos lugares mais belos do país. São também o local onde se estabeleceram os índios pertencentes ao grupo étnico Diaguita-Cacano dos Calchaquíes, por isso uma viagem por esta região oferece aos visitantes a rara oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o passado indígena da Argentina.

Por aqui encontramos pequenos pueblos, desfiladeiros impressionantes e atrações como a cidade vinícola de Cafayate ou o sítio arqueológico de Quilmes, que foi destruído pelos conquistadores espanhois durante o século XVII.

fullsizeoutput_565d

6. Visitar Ushuaia e a Tierra del Fuego

No norte do Canal de Beagle, o Parque Nacional Terra do Fogo oferece aos visitantes a oportunidade de percorrer trilhas ao longo de rios e baías cénicas. É ideal para caminhadas, escalada, observação de aves e pratica de desportos aquáticos como andar de caiaque para visitar as praias mais remotas.
Quem gosta de acampar pode pernoitar no parque, nos acampamentos de Pipo, Ensenada e Lago Roca.

A cidade de "fim do mundo" de Ushuaia está empoleirada na costa do Canal de Beagle e é cercada pelas Montanhas Le Martial. Para além do cenário deslumbrante, a capital da Terra do Fogo oferece uma interessante cultura local, tradições e história. O Museu do Fim do Mundo e o Museu Marítimo de Ushuaia, merecem igualmente uma visita.

lighthouse_ushuaia_mar_birds_tierra_del_fuego_patagonia_trip_blue-555667.jpg!d

7. Ficar num rancho argentino

Ranchos nas Pampas ou nas profundezas da Patagónia, geridos por famílias tradicionais, aceitam hóspedes e ajudam o visitante a sentir o “gostinho” da vida próxima da natureza.

Selar um cavalo e acompanhar um gaúcho para o ajudar a recolher gado ou apenas apreciar a vista, observar os pássaros e ver o horizonte distante, é uma experiência inesquecível, assim como o sabor de um bom churrasco argentino preparado ao ar livre.

gaucho_argentina_cattle_cows-617631.jpg!d

8. Conhecer a região dos Siete Lagos

A Ruta de los Siete Lagos é uma estrada que passa por sete lindos lagos, muitos dos quais com elegantes pousadas, de estilo alpino, nas suas margens. São 107 quilómetros da Villa La Angostura a San Martín de los Andes, que passam por belas florestas de faias, locais perfeitos para a pesca de trutas, boas áreas para caminhadas e locais idílicos para piqueniques.

moreno_lake_southern_argentina_landscape_spring_horizon_nature_holiday_calm-728373.jpg!d9. Apaixonar-se por Buenos Aires

O centro de Buenos Aires combina bonitas avenidas do início do século XIX que imitam a elegante Paris, com bairros de ruas estreitas e pequenas praças.
É impossível não ficar apaixonado pela atmosfera boémia de lugares como La Boca ou San Telmo, —onde o tango é rei,  ou pelo histórico Monserrat, local da Plaza de Mayo e da Casa Rosada.

Numa única viagem, é quase impossível experimentar tudo o que Buenos Aires tem para oferecer, mas assistir a uma apresentação de dança de rua e caminhar pelo colorido Caminito, visitar o tesouro da arte contemporânea exibida no MALBA ou as apresentações espetaculares do Teatro Colón, é uma excelente maneira de começar!

argentina_buenos_aires_square_architecture_city_building_landmark_urban-1017614.jpg!d

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!
Travellight

 

6 comentários

Comentar post