Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 29.05.24

Smögen: Um destino “fora da caixa” para quem prefere lugares autênticos

É impossível não ficar encantado com Smögen, uma bonita vila costeira localizada no município de Sotenäs, em  Västra Götaland, na Suécia. O seu porto pitoresco, casas coloridas e ambiente animado transformaram-na numa das principais atrações da região e hoje é procurada por pessoas que preferem destinos autênticos e “fora da caixa”.

pexels-photo-8639689Foto: Meera Ranganathan / Pexels

Smögen tem uma localização privilegiada, abençoada com vistas espetaculares sobre o arquipélago de Bohuslän e o Mar do Norte, mas o seu coração é o pitoresco porto, conhecido localmente como “Smögenbryggan”. Estende-se por cerca  de um quilómetro e meio ao longo da costa e, para além dos tradicionais barcos de pesca e modernas embarcações de recreio, alberga lojas, cafés e restaurantes que oferecem delicioso marisco e peixe fresco. “Skärets Krog” é o restaurante mais procurado porque foi aqui que, no início dos anos 30 do século passado, foi lançada a popular sanduíche de camarão, uma iguaria típica da região.

Durante o verão, o porto fica particularmente animado, com artistas de rua e barraquinhas de comida que  adicionam um toque alegre à atmosfera já vibrante. Tem lugar aqui inúmeros eventos e festivais que celebram a música, a arte e a gastronomia local, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica da vida na costa oeste sueca.

Quem deseja saber mais sobre a  rica cultura marítima e tradições deste local, pode ainda visitar o Museu da Pesca que oferece uma visão fascinante da vida dos pescadores locais e da importância histórica da indústria pesqueira para a região. 

pexels-photo-5690628Foto:  David Taljat / Pexels

Smögenbryggan,_den_19_aug_2006,_bild_4Foto: Wikimedia Commons /Västgöten - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:Västgöten

Os amantes da natureza e dos desportos aquáticos, vão sentir-se no paraíso em Smögen. Entre as atividades que podem ser realizadas na região encontram-se caminhadas por trilhas pitorescas, passeios de caiaque pela costa rochosa, e passeios de barco para explorar o arquipélago circundante.

Absolutamente imperdível é a viagem de um dia a bordo do famoso ferry "Hållöfärjan" que permite visitar e explorar  a fascinante ilha de Hållö — lar do farol mais antigo de Bohuslän. O barco sai a cada 30 minutos do porto e após 15 minutos apenas de navegação o visitante acede  à beleza selvagem e intocada do arquipélago de Bohuslän, podendo observar aves marinhas que voam acima das falésias e ver as focas curiosas que espreitam das águas.

Soten_i_Smögen_IMG_0233Foto: Wikimedia Commons / Bjoertvedt - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:Bjoertvedt

Vinte minutos a leste de Smögen encontra-se Nordens Ark, outra atração popular em Bohuslän, onde o visitante pode  conhecer espécies em risco de extinção e animais indígenas suecos como tigres siberianos, lobos, leopardos-das-neves e linces.

Quem gosta de longas caminhadas pode ainda aventurar-se pela bela trilha costeira, Kungsstigen — um caminho que  serpenteia ao longo da costa oeste passando por Smögen, Kungshamn, Bohus Malmön, Ramsvik, Hunnebostrand e Bovallstrand. 

Como visitar Smögen e o seu porto

Demora cerca de duas horas de carro da cidade de Gotemburgo até Smögen. Depois de cruzar a ponte Smögen saindo do centro de Kungshamn, chega-se primeiro a Hasselön, que possui áreas residenciais, cabanas de pesca e belas paisagens e depois, continuando por mais cinco minutos, chega-se a Smögenbryggan.

Onde se hospedar

Existem muitas opções de alojamento em Smögen, todas perto do mar e adequadas a todo o tipo de bolsos: dos mais baratos B&Bs e hostels, a hotéis SPA que oferecem luxuosos tratamentos e diferentes rituais de banho.

 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram