Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 06.06.24

Sabia que em Itália há uma casa toda feita de livros?

Localizada em Sant'Anna di Tambre, nas verdejantes montanhas de Alpago, na província de Belluno, existe uma casinha que parece saída de um conto de fadas dos irmãos Grimm. É feita inteiramente de livros esculpidos em madeira e é uma criação do famoso escultor veneziano Livio De Marchi, um mestre da marcenaria.

fullsizeoutput_760eFoto: Fra - https://www.flickr.com/photos/fhuell/5061745023/in/photostream/

A Casa do Livro ou "Casa dei Libri", no original,  foi erguida em 1990 e destaca-se pelos detalhes associados à leitura, que vão da fachada à sua decoração interior e fazem as delícias de qualquer apaixonado por livros. O telhado da casa é um gigantesco livro aberto com uma chaminé em forma de caneta de tinta permanente. As paredes exteriores são compostas por numerosos livros empilhados, esculpidos em madeira, e a cerca da casa é uma fileira de lápis de cor que fecha e abre com um grande par de óculos que servem como portão de entrada. 

fullsizeoutput_760cfullsizeoutput_760fFotos: Fra - https://www.flickr.com/photos/fhuell/5061745023/in/photostream/

A mobília dentro da casa continua com o tema da leitura: tem uma cama que parece um grande livro aberto, com pilhas de livros menores ao longo das suas prateleiras. O fogão e a lareira têm, claro, a forma de um livro, assim como a mesa de jantar e até as cadeiras. Depois, há pequenos detalhes que realmente impressionam os visitantes e que parecem tão reais que é difícil imaginar que são inteiramente esculpidos em madeira!

Casa-del-Libro-Alpago-2Fotos: Livio De Marchi

Esta obra de arte em tamanho natural é realmente uma escultura de conto de fadas, criada com os mínimos detalhes para demonstrar a habilidade de carpintaria do artista, e passa uma importante mensagem sobre o mundo mágico da leitura.

Como visitar

Esta casa construída em Sant'Anna d'Alpago fica a cerca de 1h30 de carro de Veneza.

Chegando a Sant'Anna d'Alpago, estacione perto do Hotel Al Sasso, siga pela Via Cansiglio e, logo depois, pela Via Monte Colombera. Continue pela via Monte Cavallo e no final da estrada encontrará a Casa dei Libri. São 5 minutos no total.

 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram