Roteiro para brindar ao dia internacional da cerveja em Lisboa
O Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira do mês de Agosto, no caso, hoje dia 3.
A data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos fãs desta bebida e hoje é festejada em mais de 50 países por amantes fervorosos da bebida alcoólica mais antiga e popular do mundo.
Para comemorar esta efeméride que tal fazerem um tour pela interessante história da cerveja em Lisboa?
Podem começar pela Portugalia, a mítica cervejaria da Almirante Reis, que nasceu no dia de Portugal, 10 de Junho, de 1925. A sua inauguração foi notícia de jornal e a afluência de público excedeu todas as expectativas. A cerveja, considerada na época a melhor de Portugal, era o principal motivo.
Sigam depois para a Trindade, A mais bela e mais antiga cervejaria de Portugal localizada na rua Nova da Trindade, entre o Chiado e o Bairro Alto. Premiado pelo Turismo de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, pertence ao património artístico e cultural da cidade e é uma referencia nos principais guias de turismo internacionais.
Continuem depois até à Calçada do Duque e parem na Duque BrewPub, o primeiro brewpub - bar onde é produzida e comercializada cerveja artesanal - a abrir em Lisboa.
Desçam as escadas até à estação do Rossio e entrem no The Beer Station, um pequeno bar de cervejas artesanais que começou por misturar cerveja artesanal lisboeta e internacional, mas neste momento, só serve cerveja Portuguesa, espalhada por 12 torneiras e mais de 50 referências em garrafa.
Do Rossio caminhem até à Praça do Comércio e entrem no Museu da Cerveja onde, no primeiro piso, nos contam a história da cerveja, não só em Portugal mas também nos países de língua portuguesa como Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
Próxima paragem, 8ª Colina no bairro da Graça. Para experimentar as diferentes opções da cerveja artesanal Oitava Colina podem escolher ir ao quiosque no Largo da Graça ou ao novo espaço que abriu na Rua Damasceno Monteiro.
Terminem o tour em Marvila, entre a Rua do Açúcar, a Rua Capitão Leitão e a Rua José Domingos Barreiros, no chamado Lisbon Beer District, onde se instalaram a Musa, a Lince e a Dois Corvos com o objectivo comum de fazer os Lisboetas apaixonarem-se pela cerveja artesanal.
E aí está, um roteiro para comemorar em grande o dia internacional da cerveja!
Não se esqueçam que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e responsável por isso talvez não seja má ideia dividir este tour por todo o fim-de-semana em vez de o concentrar só num dia 😜
Cheers! 🍺
Travellight