Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 04.08.20

Respirar de novo nas Berlengas

Acho que a maioria de vós já visitou ou já viu fotografias das Berlengas e sabe que é um pequeno arquipélago que fica perto da cidade costeira de Peniche. Alguns saberão que a UNESCO declarou as suas ilhas Reserva Mundial da Biosfera e que o “The Times” elegeu o parque de campismo da Berlenga Grande o mais “cool” da Europa, por isso hoje não estou aqui para vos falar daquilo que é do conhecimento geral, mas antes daquilo que eu senti ao revistar este lugar.

fullsizeoutput_4df7Fotos: Travellight e H.Borges

Nos últimos meses, uma sensação de falta de ar tem atormentado os meus dias…

A pandemia, o confinamento, o uso constante de máscara, a morte de George Floyd e o movimento mundial que daí resultou, a incerteza do futuro e a crise económica que aí se adivinha… Tudo isso mexeu muito com a minha cabeça, e encheu o meu espírito de sombras. Há dias em que o ar me parece mais pesado e a respiração fica mais difícil (crises de ansiedade, talvez).

A natureza, já se sabe, é sempre o melhor remédio para afastar a escuridão dos pensamentos, por isso visitar os nossos Parques e Reservas Naturais está, ultimamente, na minha lista de prioridades.  Passar nas Berlengas, era assim obrigatório.

Este santuário natural, quase selvagem, do litoral português, povoado por milhares de gaivotas, tem  águas cristalinas, vistas deslumbrantes, pequenas praias e grutas escondidas. É um cenário único, onde por momentos, todas as preocupações do mundo deixam de existir e tu consegues “respirar bem” outra vez.

fullsizeoutput_4df0fullsizeoutput_4dfafullsizeoutput_4df9fullsizeoutput_4df8

Não estava praticamente ninguém na pequena praia do Carreiro do Mosteiro quando entrei na água. Fechei os olhos, virei-me de costas e deixei-me ficar a flutuar durante um minuto… Abri os olhei e olhei para cima. Vi o azul do céu e os penhascos altos que abraçam a praia, uma gaivota sobrevoou o mar. Jurei que estava no paraíso... e estava mesmo!

As Berlengas tem um património biológico e geológico extremamente interessante, que engloba espécies de plantas únicas, aves marinhas, habitats protegidos e um dos mais ricos ecossistemas marinhos das águas portuguesas.
Já em 1465 D. Afonso V, reconhecia a sua riqueza natural e a necessidade de preservação da fauna e da flora no arquipélago, ao escrever numa carta: “nas Berlengas do mar, pessoa alguma vá caçar”.

fullsizeoutput_4dfdfullsizeoutput_4e00fullsizeoutput_4dfcUNADJUSTEDNONRAW_thumb_d52c

Eu, depois de “voltar a respirar” no mar, estava pronta a perder o fôlego novamente, mas desta vez a andar pelos belos trilhos da ilha.

A  trilha da Ilha Velha, é um percurso circular, fácil de fazer, que nos leva perto de ninhos de gaivotas (não devemos sair do trilho para não perturbar as aves nem danificar a frágil vegetação da ilha). Daqui podemos observar também o Cerro da Velha, o Ilhéu da Ponta, o Ilhéu do Meio e o Ilhéu Maldito. 

fullsizeoutput_4e01fullsizeoutput_4defUNADJUSTEDNONRAW_thumb_d244

O outro percurso da ilha é a Trilha da Berlenga, que vai do Bairro dos Pescadores até à Fortaleza de São João Batista e passa pelo Farol.

As paisagens que encontramos pelo caminho são incríveis!

fullsizeoutput_4e06fullsizeoutput_4e04fullsizeoutput_4e03fullsizeoutput_4e05UNADJUSTEDNONRAW_thumb_d25afullsizeoutput_4e02fullsizeoutput_4e07

Não há dúvida que as atividades ao ar livre tem efeitos positivos na saúde, humor, auto-estima, nível de stresse e energia e nesse aspeto uma visita às Berlengas fez maravilhas por mim.

O Arquipélago é um perfeito sonho de verão. Para além da praia e das caminhadas, podemos fazer passeios de barco pelas grutas, ver golfinhos, praticar canoagem, fazer stand up paddle, mergulho e snorkling.

fullsizeoutput_4dedUNADJUSTEDNONRAW_thumb_d1aafullsizeoutput_4decUNADJUSTEDNONRAW_thumb_d266

A mim, esta visita colocou-me de volta nos eixos!

To lift your spirits spend time with Nature. She will lend you her power until you become aware of your own

 

Sigam a minha conta de Instagram se tiverem curiosidade de ver as stories que fiz nas Berlengas e noutros lugares de Portugal.

Tchau!
Travellight

18 comentários

Comentar post