Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 03.02.22

Red Velvet Cake | Um clássico americano

fullsizeoutput_636c

A sua origem é um pouco incerta, mas todos parecem concordar que o primeiro Velvet Cake (bolo de veludo) foi criado em Maryland, nos EUA, por volta de 1800, quando os cozinheiros americanos descobriram que se usassem um ingrediente como o vinagre para quebrar a proteína da farinha de trigo, conseguiam fazer um bolo de textura mais fina – daí a designação “bolo de veludo”.

Na década de 1930, o Waldorf-Astoria, o famoso hotel de Nova York, começou a servir o bolo com a cor avermelhada e chamou a si os créditos da sua criação, mas a verdade é que por essa altura o bolo já era conhecido um pouco por todo o país.

INGREDIENTES

Para o bolo

295 g de farinha de trigo com fermento
22 g de cacau em pó natural sem açúcar
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (de chá) de sal
115 g de manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente
350 g de açúcar branco granulado
2 ovos grandes a temperatura ambiente
120 ml de óleo vegetal
1 frasquinho de corante alimentar vermelho
2 colheres (de chá) de extrato de baunilha
1 colher (de chá) de vinagre branco destilado
320 ml de leiteilho ou “buttermilk" a temperatura ambiente

Para a cobertura

340 g de cream cheese (tipo Philadelphia)
175 g de manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente
360 g de açúcar em pó
1 e 1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha

PREPARAÇÃO

Para fazer o bolo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Pulverize bem duas formas com spray de cozinha anti-aderente, forre o fundo das formas com papel manteiga e reserve.

Numa tigela grande, misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em seguida, peneire os ingredientes secos para remover quaisquer grumos do cacau em pó. Reserve.

Na tigela de uma batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média por 4-5 minutos. Adicione os ovos e misture até ficar totalmente combinado, em seguida, misture o óleo vegetal, o corante vermelho, o extrato de baunilha e o vinagre.

Junte os ingredientes secos à mistura em três adições, alternando com o leitelho, e começando e terminando com os ingredientes secos. Certifique-se de misturar cada adição até a mistura ficar homogénea e tome cuidado para não misturar demais a massa.

Distribua uniformemente a massa do bolo entre as duas formas preparadas e espalhe a massa de maneira a ficar com duas camadas uniformes. Bata as formas no balcão 2-3 vezes para remover quaisquer bolhas de ar dos bolos.

Asse a 180° C, por 28 a 32 minutos ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo.

Retire cuidadosamente do forno e coloque em cima de uma grade para esfriar por 15-20 minutos. Em seguida, retire cuidadosamente os bolos das formas e deixe esfriar completamente.


Para fazer a cobertura

Na tigela de uma batedeira elétrica, bata o cream cheese até ficar homogéneo. Adicione a manteiga e misture por cerca de 30 segundos a 1 minuto até ficar bem combinado.

Misture o açúcar em pó e o extrato de baunilha e continue a misturar até ter uma mistura completamente homogénea.

Para montar o bolo

Coloque uma das camadas de bolo num prato, cubra com uma camada da mistura de creem cheese e alise-a até ficar uniforme. Coloque a segunda camada de bolo por cima e use a cobertura restante para cobrir a parte superior e as laterais do bolo. Se desejar, reserve um pouco da cobertura para decorar o topo do bolo com um saco de pasteleiro

Está pronto a servir!

 

Receita adaptada do site livewellbakeoften.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.