Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 19.10.21

Receita original da ginjinha de Óbidos

fullsizeoutput_5fe1

Acredita-se que receita da Ginjinha de Óbidos remonta ao séc. XVII, altura em que teria sido criada por um frade da região para não deixar estragar uma grande quantidade de ginjas. Com o tempo a receita passou para a mão de algumas famílias da vila medieval que começaram a produzir o precioso licor.

Já a ideia de servir a ginjinha em copos de chocolate só surgiu em 2005 com o Festival do Chocolate da Vila e foi tal o sucesso do slogan “beba a ginja e coma o copo” que hoje já ninguém passa sem ele.

INGREDIENTES

1 kg ginjas frescas 
1 l aguardente de boa qualidade
1 kg açúcar branco mascavado ou amarelo
4 paus canela

PREPARAÇÃO

Lave bem as ginjas para retirar o pó e coloque-as sobre papel absorvente ou um pano para que o excesso de humidade seja absorvido. Retire os pés das ginjas.

Coloque as ginjas no recipiente escolhido para guardar a sua ginginha (opte por um frasco grande de boca larga) .
A quantidade de ginja não deve ultrapassa 1/3 da capacidade do recipiente.

Numa panela deite a aguardente, os paus de canela, o açúcar e leve ao lume no mínimo, mexendo sempre. Não deixe que a temperatura ultrapasse os 35º, o objectivo é deixar apenas o açúcar dissolver-se.

Deite o preparado no frasco sobre as ginjas. Feche bem o frasco e agite bem a mistura.
Guarde num local escuro e fresco de preferência, e pelo menos uma vez por dia, agite o frasco para que o açúcar depositado no fundo se vá dissolvendo.

Estando o açúcar completamente dissolvido (deve demorar, cerca de uma semana), volte a guardar a frasco num local escuro e fresco, durante mais 6 meses. Após este período está pronto a consumir.

Ficam sempre algumas impurezas, provenientes de resíduos que se soltam das ginjas por isso, passados os seis meses, coe o licor e coloque-o em garrafas próprias.


Sirva a sua Ginjinha de Óbidos nos tradicionais copinhos de chocolate.


Receita retirada do site www.mulherportuguesa.com

6 comentários

Comentar post