Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 22.06.22

Receita caseira de Shawarma

beef-shawarma-recipe-8

No Egito e nos países do Médio Oriente, shawarma refere-se a pedaços de carne marinada (carne de vaca, cordeiro ou frango), cozinhada lentamente num espeto. Normalmente é servido em pequenos pãezinhos pita e condimentada com molho de iogurte (ou outro).

Nesta receita caseira de shawarma, não é necessário um espeto para cozinhar, basta uma frigideira grande. Para se certificar que chega o mais próximo possível da textura e do sabor do autêntico shawarma, corte a carne bem fina e coloque no tempero um pouco de alho, cebola, sumo de limão e azeite.

INGREDIENTES

1,5 kg de bife de lombo

Tempero da marinada:

1 colher (de chá) de cominho moído
1 colher (de chá) de coentro moído
1 colher (de chá) de páprica doce
1 colher (de chá) de açafrão moído
1 colher (de chá) de cravinho moído
½ colher (de chá) de canela em pó
½ colher (de chá) de pimenta cayenne
¼ chávena de azeite
¼ chávena de vinagre de vinho branco
Raspas e sumo de um limão.
2 dentes de alho
1 cebola cortada em rodelas
Sal e pimenta a gosto

PREPARAÇÃO

Comece por preparar a marinada misturando todos os ingredientes numa tigela grande.
Corte a carne em fatias bem finas e pequenas (os pedaços de carne precisam ter o tamanho de uma dentada).

Coloque a carne fatiada na tigela grande da marinada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta e em seguida, adicione o alho e a cebola. Usando uma pinça, mexa tudo bem para garantir que a carne fica bem revestida. Deixe marinar em temperatura ambiente por alguns minutos (20 a 30 ou mais), ou então cubra a tigela e leve ao frigorífico por até 2 horas.

Aqueça uma frigideira grande, com um pouco de azeite, em fogo alto e, usando a pinça, adicione aos poucos a carne. Espalhe a carne de modo que o máximo possível toque a superfície quente (se necessário, faça em várias vezes para que a carne não fique sobreposta). Cozinhe por 8 a 15 minutos, virando e mexendo de vez em quando (se gosta da carne mais bem passada deixe ficar mais tempo)

Retire a carne da frigideira e sirva, de preferência, em pão pita quente (cortado pela metade para criar uma espécie de bolso) com molho de iogurte (iogurte natural, sal, pimenta preta, azeite, alho e salsa) e uma salada de tomate, pepino e salsa.

 

Receita adaptada do site The Mediterranean Dish

 

2 comentários

Comentar post