Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 11.11.24

Prizren | A capital da cultura do Kosovo

Prizren, com a sua arquitetura otomana, bizantina e românica e os seus séculos de história, é um verdadeiro museu ao ar livre que ostenta, merecidamente, o título de capital da cultura do Kosovo.

fullsizeoutput_8094Fotos: Travellight e H. Borges

Aninhada nas montanhas dos Balcãs, a acolhedora Prizren está envolta numa atmosfera calma onde o som da água a correr sobre as rochas dos rios e riachos da cidade, tranquiliza e encanta o visitante.

Porém a história não foi sempre tão gentil com esta pequena cidade. E hoje, mais de duas décadas após o fim da Guerra do Kosovo, as cicatrizes do conflito ainda se fazem sentir nas suas ruas e monumentos.

Prizren tem muitas camadas. Pode ter um pé firmemente plantado na Europa, mas o outro continua profundamente  imerso nas tradições otomanas. Igrejas católicas e minaretes convivem lado a lado nesta paisagem que reflete uma complexa tapeçaria de culturas e religiões. E esse talvez seja o seu maior trunfo.

Muitas das fachadas das casas antigas continuam a ser restauradas, assim como as mesquitas otomanas e as igrejas, o que pode dar um aspeto um pouco “desarrumado” à cidade. Mas os trabalhos tem de ser completados se Prizren quiser ganhar a classificação de Património Mundial da UNESCO — uma aspiração antiga, que por razões políticas, dificilmente será concretizada num futuro próximo. 

O centro histórico de Prizren, localizado num dos lados do rio Bistrica (também conhecido como rio Lumbardhi) é relativamente pequeno e, apesar de ser um local agradável para passar uns dias, pode ser facilmente visitado numa tarde. 

Uma série de pontes atravessam o pequeno rio e ligam a parte nova da cidade ao centro histórico, mas a Ponte de Pedra Otomana, símbolo de Prizren, é a mais importante. 

Marco emblemático da capital cultural do Kosovo, esta ponte de cinco arcos, originalmente construída no século XVI, chegou a ser totalmente destruída por terríveis cheias em 1979, mas hoje encontra-se completamente restaurada e oferece belas vistas do rio e do horizonte da cidade.  

Outro bom exemplo da rica história de Prizren é a Igreja de São Nicolau. Construída no século XIV, é uma das igrejas mais antigas da região e as suas paredes interiores estão decoradas com interessantes frescos.

A Igreja de Nossa Senhora de Ljeviš, protegida pela UNESCO, é também imperdível, assim como a Mesquita Sinan Pash e a Fortaleza de Prizren, localizada no topo de uma colina que se ergue sobre a cidade. Para lá chegar basta seguir uma trilha de caminhada que começa perto do Restaurante Marashi e seguir o rio antes de subir, em direção à  Fortaleza de Kalaja.

fullsizeoutput_80eefullsizeoutput_80f0fullsizeoutput_80effullsizeoutput_80f1fullsizeoutput_80f4fullsizeoutput_80fafullsizeoutput_80f5fullsizeoutput_80f6fullsizeoutput_80fbfullsizeoutput_80adfullsizeoutput_80eafullsizeoutput_80feFoto: Wikimedia Commons WeBalkans EU - https://www.flickr.com/photos/193092213@N08/51413256955/

fullsizeoutput_80edfullsizeoutput_80ecfullsizeoutput_80e8

O centro histórico é animado. Está repleto de lojas coloridas e mercados que vendem de tudo, desde souvenirs, a roupas, passando por joias e obras de arte produzidas por artesãos locais.

A praça principal, Kaljaja, está sempre cheia de vendedores. Aqui podemos encontrar roupas tradicionais, artigos de couro e joias feitas à mão, além uma variedade de pequenas lembranças, perfeitas para trazer para casa.

O bazar também merece uma visita, para apreciar produtos tradicionais e especialidades regionais como mel, azeite e especiarias. Há no centro histórico muitos cafés, restaurantes e bares onde parar para descansar e provar as iguarias locais como a tradicional pite (tarte), disponível em todas as padarias, normalmente recheada com queijo, espinafres ou abóbora e Flija, o prato nacional, que consiste em múltiplas camadas, semelhantes a crepes, pinceladas com natas e servidas com manteiga, mel, iogurte grego ou  queijo.

Para algo mais substancial, vale a pena experimentar o delicioso suxhuk (salsicha ao estilo kosovar) ou cevapi com ajvar (salsichas com condimento de pimenta vermelha).

Os habitantes de Prizren são conhecidos pelo seu espírito caloroso e acolhedor, evidente nos vibrantes festivais culturais que marcam a sua identidade.

Música, dança, cinema, são muitos os festivais que animam esta cidade ao longo do ano. Eu tive a sorte de acompanhar o Festival Balkanfest, uma celebração da herança cultural do Kosovo multi-étnico, que junta crianças e jovens locais que durante a festa desfilam pela cidade nos seus trajes tradicionais, a tocar, cantar e dançar. É uma festa muito bonita, que aquece o coração e deixa todos com um sorriso no rosto.

fullsizeoutput_80fdUNADJUSTEDNONRAW_thumb_187b2fullsizeoutput_80fcUNADJUSTEDNONRAW_thumb_187b8fullsizeoutput_80f3UNADJUSTEDNONRAW_thumb_18786fullsizeoutput_8100UNADJUSTEDNONRAW_thumb_18789fullsizeoutput_8093fullsizeoutput_8105UNADJUSTEDNONRAW_thumb_18783UNADJUSTEDNONRAW_thumb_187bdfullsizeoutput_809eUNADJUSTEDNONRAW_thumb_187bcfullsizeoutput_808fUNADJUSTEDNONRAW_thumb_187b9

Quem se interessa por história e quer conhecer mais sobre a rica herança cultural de Prizren, deve visitar o Museu Arqueológico que alberga uma variedade de artefactos dos períodos romano, bizantino e otomano e a Galeria Nacional, que expõe obras de arte de muitos movimentos artísticos da cidade, nomeadamente  o Romantismo do século XIX.

fullsizeoutput_809b

Vale a pena descobrir Prizren e toda a sua autenticidade, enquanto esta cidade do Leste Europeu, ainda se mantém fora dos radares do turismo de massas.

 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram