Pousada de Viseu
A Pousada de Viseu é um unidade hoteleira edificada no antigo Hospital de São Teotónio, um dos hospitais mais antigos desta cidade da Beira Alta. Com vistas para o centro histórico da cidade, este edifício foi totalmente reconstruido e adaptado pelo arquiteto Gonçalo Byrne em 2009, transformando-se num marco da paisagem do centro urbano mais tranquilo de Portugal.
Assim que entramos na Pousada de Viseu ficamos impressionados com o enorme e luminoso átrio rodeado pelos claustros que antes abrigavam o jardim interior do hospital e hoje rodeiam o salão do restaurante e o bar do hotel.
O check in foi rápido e eficiente, com todos os cuidados que a situação atual exige.
Os quartos são confortáveis e têm uma decoração simples e contemporânea, alguns tem varandas. Na casa de banho os produtos de higiene pessoal são da marca Castelbel, que eu adoro.
A decoração dos espaços comuns também é minimalista, mas tira bem partido das características arquitetónicas do antigo edifício e utiliza interessantes fotografias da remodelação como quadros para decorar as paredes de pedra.
A área da piscina exterior, com um deck de madeira e uma zona com relva, é atraente, apesar da vista da piscina para um parque de estacionamento ser dececionante e todo o local ficar na sombra a partir do meio da tarde...
Não há falta de espreguiçadeiras e há um bar de apoio à piscina.
Os funcionários são simpáticos e prestáveis, mas parecem ser poucos para o número de hóspedes do hotel. O restaurante, bar da piscina e SPA estavam um pouco desfalcados. No Magic Spa, por exemplo, a funcionária que estava na receção era a mesma que fazia as massagens e tratamentos. Passei por lá 3 vezes e nunca consegui ser atendida…
A piscina interior aquecida é pequena, mas agradável. Como medida covid é necessário reservar um horário para usufruir deste serviço.
O hotel também tem um pequeno ginásio, com equipamento de cardio-fitness e máquinas de treino de resistência e pesos. O banho turco e a sauna não estão atualmente a funcionar.
O buffet de pequeno almoço é amplo e variado. Oferece desde os produtos habituais como várias qualidades de pão, queijos, ovos, fruta, iogurtes, cereais, etc, até mimos como favos de mel e miniaturas de bolos, inclusive os famosos viríatos de Viseu.
O horário para tomar o pequeno almoço tem de ser reservado com antecedência.
O jantar no restaurante do hotel, vale pelo ambiente proporcionado pelo grandioso salão e pela cozinha regional de alta qualidade.
O Wi-fi é gratuito e funciona bem. O estacionamento, para quem precisa, também é gratuito.
A Pousada fica próxima do centro histórico e das atrações principais da cidade, por isso é uma boa opção de estadia para quem visita Viseu.
Para mais ideias de onde ficar e inspiração para escapadinhas em Portugal, sigam-me no Instagram e no Facebook
Tchau!
Travellight