Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 19.03.25

Poulet Yassa | Uma delícia senegalesa

O Poulet Yassa é um prato tradicional e emblemático da culinária senegalesa, conhecido pela sua combinação rica e equilibrada de sabores. É preparado com frango, que primeiro é marinado numa mistura de sumo de limão, mostarda, alho, cebola e especiarias, e depois é grelhado lentamente, juntamente com cebolinhas que caramelizam criando uma textura suculenta e um sabor irresistível. O resultado é um prato agridoce e picante que reflete a essência das tradições gastronómicas do Senegal. Geralmente, é servido com arroz branco, que complementa perfeitamente o molho aromático, tornando-o uma experiência culinária única, deliciosa, que simboliza o calor da hospitalidade senegalesa.

Imagem 10

Aprenda aqui a preparar:

INGREDIENTES

1 kg de coxas e sobrecoxas de frango, com osso e pele

1 colher de chá de sal marinho fino
3 colheres de sopa de óleo de amendoim ou vegetal, mais um pouco para pincelar


PARA A MARINADA

1 cebola média, descascada e picada grosseiramente
4 dentes de alho descascados
1 punhado de salsa fresca de folhas planas
1 colher de chá de pimenta caiena
Raspa e sumo de 1 limão
2 colheres de chá de mostarda Dijon

PARA O MOLHO

3 colheres de sopa de óleo de amendoim ou vegetal
3 cebolas médias descascadas, cortadas ao meio e cortadas às rodelas (pouco menos de 1 cm de espessura)
1 pimento vermelho, sem sementes e fatiado (pouco menos de 1 cm de espessura)
2 dentes de alho descascados e ralados
Sumo de 4 limas ou 2 limões, ou uma combinação de ambos
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
300 ml de caldo de galinha
6 raminhos de tomilho ou 1 colher de chá de tomilho seco
1 folha de louro
1 malagueta, furada e deixada inteira
½ colher de chá de sal marinho fino
½ colher de chá de pimenta preta moída na altura

PARA SERVIR

Mel, se necessário
Um punhado de salsa

PREPARAÇÃO

Faça alguns cortes diagonais na pele do frango, tempere com sal marinho fino e massaje o frango. Coloque numa tigela grande.

Misture os ingredientes da marinada num processador de alimentos e triture até formar uma pasta suave. Coloque a pasta sobre o frango, adicione 2 colheres de sopa de óleo e massaje bem, colocando cuidadosamente um pouco da marinada sob a pele e nos cortes.

Tape e leve ao frigorífico durante 2 horas, ou durante a noite, para obter uma marinada mais saborosa e amaciar a carne mais dura.

Retire o frango do frigorífico 30 minutos antes de cozinhar para que fique à temperatura ambiente. Pré-aqueça o grelhador a uma temperatura média-alta.

Regue o frango com a restante colher de óleo. Misture bem e disponha numa única camada num tabuleiro ou grelha untada com óleo, com a pele das coxas virada para cima. Reserve o resto da marinada na tigela. Grelhe cada lado durante 10 minutos, até ficar dourado e deixar a pele bem dourada. Reserve para terminar de cozinhar no molho.

Entretanto, para fazer o molho, aqueça o óleo numa panela grande e adicione as cebolas e o resto da marinada. Polvilhe com uma pitada de sal marinho fino, tape e deixe cozinhar em lume médio durante 10 minutos, mexendo sempre, até as cebolas ficarem translúcidas.

Retire a tampa e continue a cozinhar sem tampa durante mais 15 a 20 minutos, até que as cebolas comecem a alourar e, eventualmente, caramelizem nos seus açúcares naturais. Coloque um pouco de água, se necessário, para evitar que queime.

Adicione o pimento e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte o alho até ficar perfumado e depois o sumo de limão ou de lima, a mostarda Dijon, o caldo de galinha, o tomilho, a folha de louro e a malagueta. Tempere com sal marinho e pimenta moída na altura e deixe ferver em lume brando.

Coloque o frango, com a pele virada para cima, no molho. Tape e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até que o molho reduza e o frango esteja cozinhado.

Prove para verificar o tempero. Se achar o molho demasiado ácido, coloque 2 colheres de sopa de molho numa tigela pequena e adicione ½ colher de chá de mel, misture bem e verta de novo para a panela. Misture delicadamente e prove o molho novamente. Repita com mais ½ colher de chá de mel, se achar necessário.

Polvilhe com salsa e sirva com acompanhamentos simples, como arroz, cuscuz cozido a vapor ou puré de batata e feijão verde.

 

Receita traduzida do site Jamie Oliver