Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 25.11.21

Peru assado com clementinas | A receita mais deliciosa do Dia de Ação de Graças!

fullsizeoutput_6178

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving é um dos mais importantes feriados norte americanos. É comemorado à mesa (como qualquer boa festa!) e tem como peça central o peru assado. As receitas são aos milhares, mas gosto particularmente desta que aqui partilho, porque é fácil de preparar e as clementinas deixam o peru muito saboroso e suculento!

INGREDIENTES

170 g de manteiga sem sal, amolecida

Raspas das cascas de 6 clementinas

6 clementinas cortadas ao meio

4 dentes de alho grandes, finamente ralados, mais 6 cabeças de alho inteiras, cortadas ao meio

2 colheres (de chá) de tomilho picado, mais 3 raminhos de tomilho fresco

1 peru com cerca de 5 kg

Sal

Pimenta

2 chávenas de caldo de galinha

PREPARAÇÃO

Numa tigela média, junte a manteiga com as raspas de clementina, o alho ralado e o tomilho picado. Passe os dedos sob a pele do peito do peru e da coxa para soltá-la e, em seguida, espalhe a mistura de manteiga por baixo e por cima da pele do peito e das coxas. Tempere o peru por dentro e por fora com sal e pimenta. Transfira o peru para uma assadeira e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200° C e depois coloque o peru a assar por cerca de 30 minutos, até dourar levemente.

Adicione o caldo de frango à assadeira e asse por mais 30 minutos. Espalhe as metades de clementina, as cabeças de alho e os raminhos de tomilho. Continue a assar por mais 1 hora.

Quando vir que o peru está pronto retire-o do forno e  transfira-o para uma tábua de corte. Deixe descansar por 30 minutos.

Transfira as clementinas, as cabeças de alho e o tomilho para um prato, e tape com papel de alumínio para que se conservem quentes.

Enquanto isso, recolha os sucos que ficaram no fundo da assadeira e transfira-os para uma panela média. Junte uma cabeça de alho assado espremida aos sucos e leve a mistura a ferver em fogo moderadamente alto, mexendo sempre até o molho reduzir ligeiramente (cerca de 5 minutos). Tempere o molho com sal e pimenta.

Coloque o peru numa travessa. Disponha as clementinas assadas, as cabeças de alho cortadas e o tomilho ao redor do peru e sirva com o molho ao lado.

Bom apetite!

 

Receita retirada com adaptações do site www.foodandwine.com

4 comentários

Comentar post