Pastitsio | A Lasanha Grega
O pastitsio é um prato que incorpora a essência da cozinha caseira grega, uma combinação harmoniosa de massa, saboroso molho de carne picada, bechamel cremoso e especiarias aromáticas. O seu nome, que reflete o seu caráter complexo, provém do termo italiano “pasticcio”, que significa torta ou confusão.
Embora a história precisa do pastitsio permaneça desconhecida, há várias teorias sobre como chegou à culinária grega. Alguns defendem que foram os comerciantes venezianos que trouxeram a lasanha de Itália durante a era bizantina, e depois os gregos adaptaram a receita, acrescentando o seu toque. Outros atribuem a sua origem à influência otomana, uma vez que a versão grega incorporava especiarias e plantas aromáticas, muito usadas pelos otomanos.
Quaisquer que sejam as suas origens, o pastitsio tornou-se popular na sociedade grega, surgindo inicialmente nas mesas de festivais e celebrações e depois em todas as casas de família.
Veja aqui a receita.
INGREDIENTES
1/4 chávena de azeite extra-virgem
3 cebolas grandes picadas finamente
675 g de carne picada
1 dente de alho grande picado
3 chávenas de tomate
1 chávena de vinho branco seco
1 pau de canela
1 colher de chá de noz-moscada moída
6 pimentas da Jamaica
10-15 grãos de pimenta preta esmagados
Sal
450 g de macarrão de tubo grosso
120 g de queijo Kefalotyri ralado (ou queijo de ovelha ligeiramente salgado)
Para o Béchamel grego
8 colheres de sopa de manteiga
8 colheres de sopa de farinha de trigo
7 chávenas de leite gordo
1 chávena de natas
2 ovos inteiros grandes
2 gemas grandes
⅔ chávena de ricota fresca
⅔ chávena de queijo feta esfarelado
½ chávena de queijo kasseri ralado grosseiramente (ou mozzarella)
Ralar noz-moscada fresca
Sal e pimenta branca q.b.
PREPARAÇÃO
Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem e salteie a cebola até ficar translúcida, 5 a 7 minutos. Junte o alho e de seguida, adicione a carne. Continue a mexer até a carne começar a ficar dourada, cerca de 10 a 15 minutos.
Adicione o tomate, o vinho branco, a canela, a pimenta da Jamaica e a noz-moscada, a pimenta e o sal.
Baixe o lume e deixe cozinhar, tapado, durante 35 a 40 minutos, até que o líquido seja absorvido e a carne esteja cozinhada.
Retire o tacho do lume e deixe a carne arrefecer um pouco. Reserve.
Enquanto a carne coze, aproveite para ferver o macarrão até ficar al dente. Retire, escorra e passe por água fria.
Misture numa tigela grande com um pouco de azeite extra-virgem e metade do queijo ralado.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte ligeiramente com óleo uma assadeira grande.
Faça o bechamel: Numa panela grande, derreta a manteiga até começar a borbulhar, mas antes de ficar dourada. Adicione a farinha e bata energicamente durante alguns minutos, até a farinha ficar com uma cor dourada pálida.
Adicione lentamente o leite quente, mexendo sempre. A seguir, adicione as natas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Bata continuamente até engrossar, cerca de 10 a 15 minutos em lume médio. Tenha cuidado para não queimar o fundo da panela.
Misture energicamente os ovos e as gemas ligeiramente batidos. De seguida, adicione a ricota, o queijo feta e metade do restante queijo ralado.
Misture o macarrão com um pouco de bechamel. Espalhe metade no fundo do tabuleiro preparado. Deite a carne picada, espalhando uniformemente sobre os noodles. Polvilhe com 1 a 2 colheres de sopa de queijo ralado. Faça uma segunda camada de massa. Deite o bechamel sobre a massa, certificando-se de que fica espalhado uniformemente por cima do tabuleiro. Polvilhe com o restante queijo ralado. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos a uma hora, até o bechamel engrossar e inchar e formar uma crosta castanha dourada por cima.
Retire do forno e sirva.
Receita adaptada do site Diane Kochilas