Pastéis de Nata
Apercebi-me agora que nestes anos todos de blog, nunca partilhei aqui a receita de um, se não o meu doce favorito — O tão lisboeta e português pastel de nata!
Esta falha é imperdoável, pelo que há que corrigi-la rapidamente. A receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, mas esta receita alternativa também é muito boa 😋
Vejam aqui!
INGREDIENTES
1 embalagem de massa folhada congelada
1 lt de leite
400 g de açúcar
9 gemas
80 g de farinha
1 casca de limão
1 pau de canela
canela em pó q.b. (opcional)
Farinha para polvilhar
Manteiga para untar
PREPARAÇÃO
Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o leite através de um coador, mexendo depois muito bem.
Leve novamente ao lume, continuando a mexer, retire quando o creme estiver homogéneo e deixe arrefecer. Bata as gemas à parte e depois adicione-as ao creme, em fio e mexendo sempre.
Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada. Dobre-a e volte a passar o rolo. Com um cortador ou copo, corte rodelas com o mesmo diâmetro da abertura das formas. Unte as formas com manteiga e forre-as com uma rodela de massa, esticando-a até ao bordo.
Coloque as formas num tabuleiro, encha-as com o creme e leve ao forno, pré-aquecido a uma temperatura igual ou superior a 250º C, durante cerca de 10 minutos.
Sirva os pastéis quentes ou frios, com ou sem canela em pó.
Receita retirada do site teleculinaria.pt