Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 31.07.18

Pasteis da Cornualha

fullsizeoutput_2a2f.jpeg

 

Como o próprio nome indica, este pastel é originário da região da Cornualha, condado que ocupa o extremo sudoeste da Inglaterra.

 

De fácil transporte, historicamente era consumido no almoço pelos mineiros de estanho e cobre da região. Diz-se que a massa grossa e ondulada, que caracteriza a iguaria, cabia perfeitamente na mão dos mineiros. Conta-se ainda que as esposas marcavam as iniciais dos maridos na massa, ao preparar o pastel.

 

Os pasteis tradicionais são recheados com carne, cebola e batata e temperados apenas com sal e uma dose generosa de pimenta. Actualmente existem muitas variações do recheio como queijo com batata, frango ou ovos com bacon. Os ingredientes do recheio devem ser colocados crus, a massa é fechada e assada. O pastel deve ser consumido quentinho, de preferência assim que sair do forno.

 

Apontem aí a receita se quiserem experimentar 😃

 

INGREDIENTES PARA A MASSA 
(6 pasteis)

 

450 g de farinha
Sal a gosto
100 g de manteiga sem sal
100 g de banha ou gordura vegetal
cerca de 200 ml de água fria

 

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

200g de batata (cerca de 6 de tamanho pequeno a médio)

200 g de carne cortada em pedaços bem pequenos
1 cebola pequena
100 g de nabo
ovos batidos para pincelar
2 formas cobertas com papel vegetal
Sal e pimenta a gosto

 

PREPARAÇÃO

Numa tigela, junte a farinha, o sal e a banha (ou gordura vegetal) numa tigela. Adicione a água e mexa até a massa ficar macia e não pegar. Com as mãos, amassse e faça uma bola. Enrole em película aderente e coloque no frigorífico por 30 min. Enquanto isso prepare o recheio.

 

Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos. Mantenha as batatas dentro de uma bacia com água gelada até precisar de usar. Corte as cebolas  e o nabo do mesmo tamanho que as batatas, mas um pouco mais finos.

 

Pré-aqueça o forno a 220 graus.

 

Retire a massa do frigorífico e divida em 6  pedaços iguais. Faça uma bolinha com cada um, e depois abra a massa com um rolo, de forma a que fique um círculo de cerca de 14 cm.

 

Se o círculo ficar maior e torto corte as bordas para deixar a forma mais exacta.

 

Numa das metades do círculo coloque uma camada de cebola picada, cubra com uma camada de nabo, e polvilhe com sal e pimenta. Coloque um pouco de carne por cima de forma uniforme. Polvilhe novamente com sal e pimenta e cubra com batatas. Adicione mais um pouco de pimenta e dobre o circulo de massa para o pastel ficar com a forma de um “D”

 

 Molhe as bordas da massa e feche o pastel. Enrole depois as bordas para selar começando do centro para as pontas.

 

Coloque o pastel numa forma e pincele com ovos batidos. Asse por 15 min a 220 graus. Depois baixe a temperatura para 180 graus e deixe assar por mais 15 min. Desligue o forno mas mantenha os pasteis lá dentro por mais 15 min.

 

Sirva ainda quente.

 

 

Receita retirada com adaptações do site: http://cliovatel.blogspot.com

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.