Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 14.01.19

Parque Nacional Everglades | EUA

fullsizeoutput_316b

 Fotos: Travellight e H. Borges 

 

Vegetação alta, uma brisa quente, húmida e pegajosa, água azul-esverdeada, jacarés a descansar na beira da água e aves, muitas aves …. é assim que me lembro do Parque Nacional Everglades…

 

fullsizeoutput_316d

 

O Parque Nacional Everglades é um dos maiores parques dos Estados Unidos. É um sonho para os amantes da natureza e do ar livre. Quilómetros de pântano, aparentemente sem valor, abrigam uma incrível variedade de vida selvagem que vai desde panteras a elegantes garças azuis, passando por enormes jacarés. Este frágil ecossistema está listado como Património da Humanidade e é uma Reserva Internacional da Biosfera.

 

Não faltam trilhas para os caminhantes, nem mergulho ou snorkel para os fãs de desportos aquáticos ou praias imaculadas para quem só quer relaxar.

 

fullsizeoutput_3170

fullsizeoutput_316c

PA040485

 

Seja a pé, de caiaque ou de barco, os Everglades merecem uma visita, de preferência no Outono ou no Inverno, quando o número de mosquitos é mais suportável. Em todo o caso se aqui vierem não deixem de trazer protector solar e repelente de insectos. É essencial!

 

O parque é uma enorme zona húmida alimentada pela água do Lago Okeechobee. No inicio do séc. XX, foram construídos canais que desviaram água do lago para as cidades e áreas residenciais, e isso alterou drasticamente o ecossistema dos Everglades. Populações de animais selvagens caíram e algumas espécies ficaram à beira da extinção.

 

fullsizeoutput_3172

 

Felizmente nos últimos 20 anos, os Everglades passaram por um enorme projecto de restauração. O parque foi ampliado, a água foi novamente direccionada para o Lago e as populações de aves começaram a recuperar.

 

fullsizeoutput_3177

fullsizeoutput_3176fullsizeoutput_3173fullsizeoutput_3178fullsizeoutput_3174fullsizeoutput_3175

 

Como ocupa uma área muito grande, convém planear a visita com antecedência para não perder os lugares mais interessantes do parque.

 

A secção mais ao sul, localizada entre o Ernest F. Coe Visitor Center e o Flamingo Visitor Center é um dos pontos mais populares entre os visitantes porque tem trilhas acessíveis e não muito longas, miradouros, e possibilita passeios de caiaque. 

 

PA040487.JPG

 

Já Shark Valley, que fica a oeste de Miami, é o lugar ideal para fazer passeios de hovercraft para ver os jacarés. Também é possível andar aqui de bicicleta para observar a vida selvagem.

 

O Gulf Coast Visitor Center, que está localizado no lado oeste do Parque, na cidade de Everglades, é o melhor local para explorar os Everglades de caiaque.


Podemos iniciar a exploração pelo Ernest F. Coe Visitor Center e aproveitar a informação ali exposta para aprender um pouco mais sobre o parque e depois seguir para o  Flamingo Visitor Center - o percurso leva cerca de uma hora de carro e tem bonitas trilhas e miradouros pelo caminho - ou para Shark Valley, um pouco mais longe, mas um dos melhores lugares nos Everglades para observar animais. Este é o local certo para ver tartarugas, pássaros e jacarés e também para fazer um passeio divertido de hovercraft. 

 

fullsizeoutput_317ffullsizeoutput_317cfullsizeoutput_317e

 

O barco é impulsionado por um ventilador gigante e anda muito rápido, é realmente uma emoção percorrer o pântano daquela maneira! Nunca tinha andado num hovercraft e adorei!

 

Mas a rapidez não é a única emoção. O guia e condutor do veiculo era um personagem, parecia saído de um filme de animação do Bugs Bunny, tinha um sotaque super engraçado e uma aparência bem caricata, mas era excelente a apontar pássaros e os vários jacarés que descansam na água rasa.

 

fullsizeoutput_3181fullsizeoutput_3182fullsizeoutput_3183

 

Foi uma experiência fantástica, de que guardo boas memórias.

 

Se forem à Florida não deixem de visitar este parque, vale bem a pena 😃


Tchau!
Travellight

 

8 comentários

Comentar post