Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 20.01.23

Pãozinhos de Açafrão da Cornualha

fullsizeoutput_7241

Os pãezinhos de açafrão são um item básico nas padarias da Cornualha. De sabor delicado podem ser apreciados simples, fatiados e barrados com manteiga, torrados ou frescos. São um ótimo acompanhamento para o chá das cinco. O ingrediente que os torna especiais é, claro, o açafrão. 

Nativo do sudoeste da Ásia e popularmente usado na culinária mediterrânea e asiática, pode-se perguntar como é que o açafrão se tornou essencial para uma receita tradicional da Cornualha. A resposta provavelmente está no antigo comércio de estanho da Cornualha que era desenvolvido com os Fenícios, onde o tempero e também os bulbos de flores eram trocados pelo metal.

O açafrão foi incorporado na gastronomia da região e é usado até hoje em receitas deliciosas como esta.

INGREDIENTES

1 colher (de chá) de fios de açafrão 

3 colheres (de sopa) de água a ferver

500 g de farinha para pão

10 g de sal fino

87 g de manteiga sem sal, gelada

87 g + 1 colher (de chá) de banha, gelada

100 g de açúcar 

10 g de fermento 

1 ovo

175 ml de leite 

225 g de groselhas secas ou passas de uva

1 colher (de sopa) de raspas de laranja, de 1 laranja média

1 colher (de sopa) de raspas de limão, de 1 limão médio

PREPARAÇÃO

Preparação do Açafrão 

Pré-aqueça o forno a 130ºC. Espalhe os fios de açafrão numa assadeira pequena e leve ao forno a 130ºC por 10 a 15 minutos. Os fios devem secar e ficar com um tom mais profundo de vermelho. Observe-os com cuidado para evitar que se queimem.

Despeje depois os fios numa tigela pequena e esmague-os entre as pontas dos dedos. Misture três colheres (de sopa) de água a ferver e deixe em infusão na água por pelo menos 30 minutos. A água deve ficar com um tom profundo de dourado laranja.

Preparar a Massa 

Aqueça o leite. Coloque a farinha na tigela da batedeira. Adicione o sal e o fermento em lados opostos da tigela e misture.

Acrescente a manteiga e a banha e misture tudo na batedeira.

Junte o açúcar, o ovo, a mistura de açafrão, as raspas de limão e laranja e metade do leite. Misture em velocidade baixa para começar a agregar a massa, adicionando gradualmente mais leite conforme necessário para criar uma massa macia e um pouco pegajosa. Continue misturando até que toda a farinha seja retirada do fundo da tigela.

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove vigorosamente por cerca de 15 minutos, até que a massa fique bem elástica, sedosa, não cole mais na superfície de trabalho e tenha um brilho. Teste a massa esticando um pedaço entre o polegar e o indicador de cada mão. A massa deve esticar até ficar translúcida sem quebrar. Se quebrar, amasse por mais um minuto e verifique novamente.

Faça uma bola com a massa, coloque numa tigela grande, untada com manteiga e cubra bem com película aderente. Deixe a massa fermentar em local aquecido até dobrar de volume, cerca de 2 horas. 

Assar os Pães 

Forre uma assadeira com papel vegetal.

Perfure a massa na tigela para tirar o ar, depois despeje as passas ou as groselhas secas e misture na massa até que estejam distribuídas uniformemente.

Divida a massa em 16 pedaços, usando uma balança de cozinha para maior precisão. Enrole cada pedaço em forma de uma bola e espalhe-as uniformemente na assadeira já preparada.

Tape a bandeja com um pano e coloque-a num local quente e deixe as bolas de massa fermentar por cerca de 1 hora, até dobrarem de tamanho.

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Asse os pãezinhos por 18 a 20 minutos. Observe-os com cuidado para garantir que não se queimam. Os pãezinhos devem ficar bem dourados.

Sirva os pãezinhos quentes ou em temperatura ambiente, cortados ao meio e untados com manteiga, acompanhados de uma chávena de chá ou café!

 

Receita adaptada do site Savor the Flavor