Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 15.04.19

Pão de Ló de Margaride

fundo11

 Foto: Paodelodemargaride.pt

 

Em tempo de Páscoa, um doce que não pode faltar na mesa Portuguesa é o Pão de Ló. Um dos mais conhecidos do país é o Pão de Ló de Margaride — uma referência da nossa doçaria tradicional. A Câmara Municipal de Felgueiras apresentou inclusive, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces. A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de “Doceira da Casa Real”.


Ingredientes:

* 19 gemas + 6 ovos inteiros
* 500 g açúcar
* 250 g farinha
* raspa de 1/2 limão
* uma pitada de sal


Preparação:

* Batem-se os ovos inteiros, as gemas, o sal, o açúcar e a raspa da casca de limão durante 20 minutos numa batedeira eléctrica .


* Junta-se a farinha envolvendo-a bem na mistura de ovos.


* Forra-se uma forma com 4 folhas de papel almaço, previamente untadas e deita-se dentro o preparado.


* Leva-se a cozer durante aproximadamente 45 minutos em forno quente, a 200º, coberto com uma folha de alumínio, ou idealmente, com uma forma igual, com o papel metido dentro da forma.


* Retirar e servir

 

NOTA: O autêntico pão-de-ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas constam de três tigelas: duas iguais e uma mais pequena. A mais pequena é colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando desta maneira um buraco no centro. Depois de forrada com papel grosso, em quadrados sobrepostos, a massa é deitada na tigela (que tem a mais pequena invertida no centro), e os bicos do papel são virados para dentro. A terceira tigela é usada para tapar as outras duas, antes do pão de ló ir ao forno.

 

Receita retirada com pequenas adaptações do site delilicias.blogspot.com

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.