Pão de Ló de Margaride
Foto: Paodelodemargaride.pt
Em tempo de Páscoa, um doce que não pode faltar na mesa Portuguesa é o Pão de Ló. Um dos mais conhecidos do país é o Pão de Ló de Margaride — uma referência da nossa doçaria tradicional. A Câmara Municipal de Felgueiras apresentou inclusive, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces. A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de “Doceira da Casa Real”.
Ingredientes:
* 19 gemas + 6 ovos inteiros
* 500 g açúcar
* 250 g farinha
* raspa de 1/2 limão
* uma pitada de sal
Preparação:
* Batem-se os ovos inteiros, as gemas, o sal, o açúcar e a raspa da casca de limão durante 20 minutos numa batedeira eléctrica .
* Junta-se a farinha envolvendo-a bem na mistura de ovos.
* Forra-se uma forma com 4 folhas de papel almaço, previamente untadas e deita-se dentro o preparado.
* Leva-se a cozer durante aproximadamente 45 minutos em forno quente, a 200º, coberto com uma folha de alumínio, ou idealmente, com uma forma igual, com o papel metido dentro da forma.
* Retirar e servir
NOTA: O autêntico pão-de-ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas constam de três tigelas: duas iguais e uma mais pequena. A mais pequena é colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando desta maneira um buraco no centro. Depois de forrada com papel grosso, em quadrados sobrepostos, a massa é deitada na tigela (que tem a mais pequena invertida no centro), e os bicos do papel são virados para dentro. A terceira tigela é usada para tapar as outras duas, antes do pão de ló ir ao forno.
Receita retirada com pequenas adaptações do site delilicias.blogspot.com