Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 20.12.19

Panetone Caseiro

Originário da cidade de Milão, o Panetone é uma espécie de pão doce, recheado de frutas secas e cristalizadas e muito apreciado pelas famílias italianas no Natal e no Ano Novo.

receitapanetonefrutas

Existem várias histórias que explicam a sua criação, mas a mais popular é a que afirma que este doce foi inventado na corte de Ludovico Sforza, na véspera de Natal, entre os anos de 1494 e 1500.

Conta-se que certa vez, a sobremesa preparada para o banquete natalício queimou no forno e o cozinheiro da corte ficou sem nada para servir. Para salvar a situação, Antonio, um dos empregados da cozinha, ofereceu uma massa que ele tinha feito com sobras de ingredientes de outros pratos e que ele pretendia levar mais tarde para sua casa.

O doce fez tanto sucesso e agradou tanto a corte que Ludovico perguntou o nome da iguaria. Chamado a responder, o jovem Antonio disse embaraçado que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu então chama-la de “Pani de Toni” (o pão do Antonio), dando assim origem ao nome.

Hoje em dia é fácil encontrar panetonne à venda em qualquer supermercado, mas preparar este bolo em casa e sentir o seu agradável aroma enquanto assa no forno, não tem preço 😋

Partilho a receita para quem quiser experimentar

INGREDIENTES

500g de farinha de trigo
40g de fermento
100g de manteiga
35g de leite em pó
35g de mel
100g de açúcar
5 gemas
5g de sal
400g de frutas cristalizadas
300g de passas
1 copo de água
Essência de laranja a gosto

PREPARAÇÃO

Misture o fermento, as 100 gramas de farinha de trigo e um pouco de água morna (3 colheres de sopa). A essa mistura dá-se o nome de esponja. Deixe-a descansar e crescer por cerca de 20 minutos em local seco e coberto por película aderente de cozinha.
Numa superfície lisa e limpa, despeje a farinha e abra um buraco no centro. Acrescente os ingredientes um por um. Primeiro a esponja, depois a manteiga e o leite em pó. Em seguida o mel, o açúcar e as gemas. Por último, o sal e algumas gotinhas de essência de laranja.

Com as mãos, misture os ingredientes do centro e vá incorporando aos poucos a farinha que está em volta. Vá mexendo a massa e acrescente pequenas quantidades de água, aos poucos, para ajudar a amassar.

A massa deve ficar bem macia e lisa, com textura de véu ao ser esticada. Se não conseguir obter essa textura com as mãos, use uma batedeira.

Atenção, é importante colocar a água aos poucos para não perder o ponto e ficar com uma massa muito mole.

Limpe a superfície de trabalho e unte-a com óleo, que também deve ser passado nas mãos. Manipule a massa sem que ela cole nos dedos. Abra a massa e acrescente as frutas cristalizadas e as passas.

A massa preparada é em quantidade suficiente para fazer três panetones, por isso divida-a em três partes iguais e coloque cada uma numa forma de papel e deixe descansar por aproximadamente 50 minutos, até que a massa cresça e dobre de volume.

De seguida faça um corte em cruz em cima de cada panetone e leve a assar em forno brando, a 180º C, de 40 a 50 minutos.

Retire do forno e sirva!

 

Receita tirada, com pequenas adaptações do site

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.