Os novos herois do mar
Depois do stress que foi assistir ao jogo de Portugal / França, que graças a Deus terminou com a nossa vitória no Euro 2016, eu não pude deixar de recordar um facto que se repete a cada nova viagem que faço: Qualquer que seja o país em que estou e em lugares tão diversos como a Alemanha, Japão, Filipinas, Dubai, Senegal ou Peru, Sempre que as pessoas me perguntam de onde eu sou, eu respondo e preparo-me para a inevitável resposta - " Ah , Portugal ! " eles dizem, acrescentando rapidamente com diferentes sotaques - "Cristiano Ronaldo! " 😄
É verdade, Portugal pode ter dado novos mundos ao mundo e ter uma monumental e grandiosa história, recheada de figuras épicas, mas , em geral não são os nossos séculos de influência que as pessoas recordam mas sim o nosso futebol e heróis modernos como o Cristiano Ronaldo - goste-se ou não, este é o nosso actual cartão de visita e a razão pela qual somos reconhecidos em todo o mundo.
Quando eu comecei a viajar, há anos atrás, era o Figo que todos mencionavam, hoje em dia é o Ronaldo e amanhã quem sabe será o Renato Sanches.
Conheço quem ache que é redutor o país só ser conhecido pelo futebol, eu pessoalmente não tenho esse complexo, e fico muito contente quando um Português é admirado no estrangeiro seja ele o neurocientista António Damásio, a pintora Paula Rego ou o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, todos eles são excelentes nas suas áreas de actuação e todos eles merecem, a meu ver, o mesmo respeito.
Por isso o meu coração enche-se de orgulho cada vez que a Selecção ganha um jogo. Fico logo com vontade de cantar A Portuguesa - 🎶Heróis do Mar, Nobre Povo / Nação Valente, Imortal....
Travellight