Os diamantes “são para sempre”? Na incrível Praia do Diamante não
Pisar esta praia, integrada no Parque Nacional Vatnajökull da Islândia, é como entrar num sonho. Custa a acreditar que é real este canto da terra onde a areia preta abraça o mar e faz brilhar como diamantes, enormes pedaços de gelo cristalino que, ao se quebrar e separar do glaciar Breiðamerkurjökull, se espalham ao longo da costa.
Fotos: The Travellight World
A Diamond Beach ou Praia do Diamante é um lugar único e incomum. Uma maravilha natural em constante mudança que todos os dias molda novas “joias” para presentear quem a visita.
Os pedaços de gelo assumem muitas formas e cores, variando do transparente brilhante ao branco puro. Cada visita a esta praia é uma surpresa — nunca se sabe o que podemos encontrar!
Onde fica a Praia do Diamante?
A praia está localizada na costa sudeste da Islândia e faz parte do Parque Nacional Vatnajökull. O seu areal negro estende-se por aproximadamente 18 quilómetros, desde o sopé do glaciar Kvíárjökull, até à famosa lagoa glaciar Jökulsárlón que fica ao lado do glaciar Breiðamerkurjökull.
De onde vem os “diamantes” da praia?
O glaciar Breiðamerkurjökull é a origem dos bonitos pedaços de gelo que vem dar à costa e também a razão porque a água nesta área tem uma cor brilhante, verde-azulada.
Breiðamerkurjökull está entre as 30 saídas de Vatnajökull, a maior calota polar da Europa e a característica central do Parque Nacional Vatnajökull.
A Praia do Diamante pode ser uma visão incrível e um local fantástico para visitar; no entanto, é também uma triste recordação das alterações climáticas e do consequente recuo dos glaciares.
À velocidade a que as calotas estão a derreter, dentro de pouco tempo todo o glaciar desaparecerá e com ele todos os “diamantes” da praia.
Qual é a melhor época para visitar?
Qualquer época do ano é boa para visitar a Praia do Diamante. O verão é ótimo para atividades ao ar livre como observar o sol da meia-noite que ocorre de junho a agosto. É contudo também o período onde se encontra mais turistas na área. O inverno, por outro lado, oferece uma experiência mais tranquila e contemplativa e quem tiver sorte pode até testemunhar no céu a incrível dança da aurora boreal.
Como chegar à Praia do Diamante
A melhor maneira de visitar a praia é alugando um carro em Reykjavík e dirigindo até lá. Para chegar à praia de gelo de Jökulsárlón, os viajantes podem seguir ao longo da costa sudeste do país.
GPS: Latitude: 64.0437913 | Longitude: -16.1763374
Outra opção é marcar um tour até à Lagoa Glaciar de Jökulsárlón — quase todas estas excursões param também na Praia do Diamante.
Para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram