Os Destinos de Outono mais bonitos da Europa
O outono na Europa é a estação perfeita para umas férias curtas ou uma escapadinha de fim de semana. O calor abranda, os preços das viagens e do alojamento ficam mais convidativos e no geral há menos turistas. Há muitas festas para comemorar as vindimas e as folhas coloridas transformam qualquer passeio pela natureza numa experiência inesquecível.
Foto: PxHere
Motivos para viver o outono em grande não faltam. Escolha o seu destino na galeria em baixo e deixe-se conquistar pelas gloriosas cores da estação.
Hrensko, Chéquia
Esta pequena cidade, pouco conhecida pelos turistas, é um lugar tranquilo e absolutamente encantador, com uma maravilhosa floresta que podia figurar em qualquer conto de fadas. Em meados de Outubro as suas árvores pintam-se de todas as cores do outono, transformando um passeio por esta região numa experiência mágica.
Foto: Wikimedia Commons / Carsten Wiehe - https://web.archive.org/web/20161017002112/http://www.panoramio.com/user/1627378?with_photo_id=45880213
Lugano, Suíça
Lugano é uma cidade bonita todo o ano, mas nos meses de setembro, outubro e novembro, quando as árvores que pontilham as margens do seu lago ganham tons amarelos, castanhos e laranja, parece ficar mais romântica.
É nesta época que decorre o festival de outono, uma festa tradicional que enche de movimento o centro histórico da cidade e é uma boa oportunidade para descobrir a gastronomia regional e os excelentes vinhos da região. Há animados grupos folclóricos a atuar e até visitas guiadas gratuitas oferecidas pelo Turismo de Lugano.
Foto: Pexels / Simon Berger
Lillafüred, Hungria
Lillafüred, uma cidade que fica a 2 horas de carro de Budapeste, está localizada no meio de uma bela floresta que no outono ganha cores extraordinárias. Os visitantes podem hospedar-se no Palace Hotel e passar uns dias a conhecer a região, passeando pelas trilhas da floresta, ou apenas visitando os jardins suspensos do hotel, as grutas, a cascata ou o lago.
Foto: @rogoszfoto / minden_jog_fenntartva
Wierschem, Alemanha
Wierschem é o lar do Castelo Eltz, um dos mais belos castelos da Alemanha. Fica localizado num vale, rodeado por uma belíssima floresta que no outono se converte num verdadeiro cenário de contos de fada. As cores são maravilhosas e o passeio pela trilha pedestre inesquecível. A entrada custa 10€, mas vale a pena.
Foto: Trekhunt - https://images.trekhunt.com/cdn-cgi/imagedelivery/LYBOAsNdwD1Fvpuds5SzGA/2022/09/eltz-castle.webp/w3840
Maribor, Eslovénia
As vinhas e tudo o que está associado ao vinho é um assunto muito importante em Maribor ou não fosse esta a terra que abriga a videira mais antiga do mundo. No outono a colheita da uva é um dos mais bonitos, coloridos e animados momentos para visitar a cidade. Há festas tradicionais, celebrações com música e boa comida e muitos passeios disponíveis pelos Alpes Julianos e pelo Lago Bled para apreciar ainda mais toda a beleza das cores do outono.
Foto: Klara Kulovec / Travel Slovenia - https://travelslovenia.org/klara-kulovec-photography/
Müllerthal, Luxemburgo
Graças à sua paisagem de montanha, Müllerthal é conhecida como a pequena Suíça e não é para menos, a beleza da longa trilha Müllerthal, uma trilha com 112 km, é inesquecível e no outono fica ainda mais deslumbrante. A cascata Schiessentümpel rodeada pelas cores outonais, especialmente, parece uma paisagem criada por um mestre da pintura.
Foto: Pexels / Milan Pieteraerents
Parque Nacional de Plitvice, Croácia
É um dos parques mais populares e famosos da Croácia. No verão enche-se de turistas, mas no outono os caminhos ficam tranquilos e as cores fortes da folhagem tornam ainda mais mágicos os lagos e cascatas de Plitvice.
Os bilhetes de entrada variam de acordo com a temporada e no outono tendem a ser mais baratos — mais uma boa razão para visitar o Parque nesta estação!
Foto: PxHere
Lake District, Inglaterra
O Lake District é um dos lugares mais charmosos da Inglaterra, principalmente durante os meses de outono quando a paisagem adquire deslumbrantes tons de laranja, vermelho, castanho e amarelo.
Um passeio pelas várias trilhas da região para observar a vida selvagem, uma paragem num dos pubs locais ou uma passagem pelos pomares de Acorn Bank, nesta época carregado de maçãs, são algumas das melhores coisas para fazer em Lake District no outono.
Foto: Wikimedia Commons / © Catherine Poh Huay Suen - https://www.flickr.com/photos/68166820@N08/49646146607/
Botassart, Bélgica
As colinas montanhosas das Ardenas, partilhadas pela França, Bélgica e Luxemburgo, são um destino obrigatório de outono e Botassart, uma aldeia perto da cidade belga de Bouillon, é um excelente ponto de partida para descobrir a região.
As trilhas e o miradouro Le Tombeau du Géant permitem observar todo a esplendor das cores outonais.
Foto: Pascal Willems / FTLB - P. Willems
Dolomitas, Itália
Deslumbrante durante o inverno e verão, as Dolomitas ganham renovado encanto no outono, quando uma moldura colorida de castanhos, amarelos e vermelhos, cerca os seus icónicos lagos. Toda a área da Cortina D’Ampenzo é imperdível, assim como os Lagos Sorapis e Federa.
Foto: Pixabay / kordi_vahle
Douro, Portugal
A impressionante paisagem outonal do Douro não podia faltar nesta lista de destinos.
É perfeita para passar um fim de semana prolongado ou umas férias curtas, cheias de atividades agradáveis como caminhadas, provas de vinhos, cruzeiros no rio e tours gastronómicos.
Foto: PxHere
