Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 27.03.17

O QUE É QUE A BAHIA TEM?

Salvador da Bahia… ahh a Bahia de Todos os Santos! Que lugar abençoado.

 

Essa espécie de Portugal tropical que há muitos anos preenchia a minha imaginação com imagens tiradas de livros, músicas, filmes e novelas e que descobri, subindo e descendo calçadas e ruas estreitas, numa sexta-feira quente, dia de Oxalá, Deus da Criação.

 

IMGP2542.JPG

 

É impossível que quem já leu Jorge Amado ou ouviu Caetano Veloso, Gilberto Gil e tantos outros grandes da música popular Brasileira, não tenha pelo menos um pouco de curiosidade de visitar esta terra linda, conhecida como a Capital da Alegria.


Esta designação aliás assenta como uma luva à Bahia porque é uma alegria ver as fileiras de casas pintadas de cores garridas, visitar as belas igrejas barrocas e apreciar a arquitectura colonial enquanto somos distraídos por sons que emanam de cada esquina. Bateria, guitarras, instrumentos africanos, música que nos toca a alma.

 

IMGP3381.JPG

 

IMGP2525.JPG

 

IMGP2529.JPG

IMGP3363.JPGIMGP2561.JPG

IMGP2531.JPG

fullsizeoutput_1280.jpeg

fullsizeoutput_1282.jpeg

 

Andando pelas ruas deparei-me com um grupo de capoeira que mostrava os seus dotes aos turistas que passam. Os que paravam eram “assaltados” por baianas divertidas com nomes engraçados como “Rosa Paciência” - porque, dizia ela, tinha uma paciência infinita para vender os seus colares aos turistas- comigo resultou, tanto me chateou que acabei por lhe comprar um colar, bem bonito por sinal 😊

 

IMGP2554.JPG

IMGP2560.JPG

 

Quem visita a Bahia não pode deixar de passar na casa de Jorge Amado e Zélia Gattai. Lugar onde tantos clássicos foram escritos.

 

IMGP3378.JPG

fullsizeoutput_1284.jpeg

IMGP3382.JPG

fullsizeoutput_1287.jpeg

 

Livros onde a imaginação ia longe, mas as histórias eram quotidianas.

 

Jorge Amado conhecia como ninguém as dores e os prazeres da Bahia e poucos  descreveram as suas gentes tão bem.

 

A Bahia é uma experiência sensorial a todos os níveis. É quente e sexy. É sensual como a Gabriela e cheia de desejo como a Dona Flor.

 

Pode ser imaginação minha, mas ia jurar que no ar até sentes o cheiro de especiarias!

 

A cozinha local é uma mistura de Africano, Português e Brasileiro. O prato mais famoso talvez seja a Moqueca, um tipo delicioso de guisado de peixe e marisco.

 

IMGP2572.JPG

 

Até mesmo os cocktails são excepcionais. O meu favorito foi um de caju que experimentei na Casa de Tereza - um colorido restaurante decorado com obras de artistas locais.

 

IMGP3388.JPG

 

IMGP3389.JPG

 

Em suma, querem saber o que é que a Bahia tem? pois eu digo-vos: tem cores quentes, tem comida picante e deliciosa, tem praias, tem dança, tem música, tem capoeira, tem tudo. É uma mistura explosiva!

 

IMGP3335.JPG

 

Desafio-vos a não se apaixonarem. 😊

 

IMGP3373.JPG

"Aqui se encontraram os homens brancos, os homens índios e os homens negros. E aqui se misturaram. Não ficaram separados, cada uma com a sua contribuição cultural. Aqui vieram, fundiram seus sangues e suas culturas." -  Jorge Amado

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

14 comentários

Comentar post