O QUE É QUE A BAHIA TEM?
Salvador da Bahia… ahh a Bahia de Todos os Santos! Que lugar abençoado.
Essa espécie de Portugal tropical que há muitos anos preenchia a minha imaginação com imagens tiradas de livros, músicas, filmes e novelas e que descobri, subindo e descendo calçadas e ruas estreitas, numa sexta-feira quente, dia de Oxalá, Deus da Criação.
É impossível que quem já leu Jorge Amado ou ouviu Caetano Veloso, Gilberto Gil e tantos outros grandes da música popular Brasileira, não tenha pelo menos um pouco de curiosidade de visitar esta terra linda, conhecida como a Capital da Alegria.
Esta designação aliás assenta como uma luva à Bahia porque é uma alegria ver as fileiras de casas pintadas de cores garridas, visitar as belas igrejas barrocas e apreciar a arquitectura colonial enquanto somos distraídos por sons que emanam de cada esquina. Bateria, guitarras, instrumentos africanos, música que nos toca a alma.
Andando pelas ruas deparei-me com um grupo de capoeira que mostrava os seus dotes aos turistas que passam. Os que paravam eram “assaltados” por baianas divertidas com nomes engraçados como “Rosa Paciência” - porque, dizia ela, tinha uma paciência infinita para vender os seus colares aos turistas- comigo resultou, tanto me chateou que acabei por lhe comprar um colar, bem bonito por sinal 😊
Quem visita a Bahia não pode deixar de passar na casa de Jorge Amado e Zélia Gattai. Lugar onde tantos clássicos foram escritos.
Livros onde a imaginação ia longe, mas as histórias eram quotidianas.
Jorge Amado conhecia como ninguém as dores e os prazeres da Bahia e poucos descreveram as suas gentes tão bem.
A Bahia é uma experiência sensorial a todos os níveis. É quente e sexy. É sensual como a Gabriela e cheia de desejo como a Dona Flor.
Pode ser imaginação minha, mas ia jurar que no ar até sentes o cheiro de especiarias!
A cozinha local é uma mistura de Africano, Português e Brasileiro. O prato mais famoso talvez seja a Moqueca, um tipo delicioso de guisado de peixe e marisco.
Até mesmo os cocktails são excepcionais. O meu favorito foi um de caju que experimentei na Casa de Tereza - um colorido restaurante decorado com obras de artistas locais.
Em suma, querem saber o que é que a Bahia tem? pois eu digo-vos: tem cores quentes, tem comida picante e deliciosa, tem praias, tem dança, tem música, tem capoeira, tem tudo. É uma mistura explosiva!
Desafio-vos a não se apaixonarem. 😊
"Aqui se encontraram os homens brancos, os homens índios e os homens negros. E aqui se misturaram. Não ficaram separados, cada uma com a sua contribuição cultural. Aqui vieram, fundiram seus sangues e suas culturas." - Jorge Amado
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Tchau!
Travellight