Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 10.06.16

Patagónia Chilena | O lugar onde nasceu o Pequeno Príncipe

Era uma vez ... uma terra encantada chamada Patagónia

 

CHILE 241.jpg

  Crédito de Fotos: Travellight e H. Borges

 

Pode parecer idiota começar um post desta forma, mas se um dia vocês visitarem este lugar  e o quiserem descrever aposto que vão sentir-se tentados a fazer o mesmo.

 

CHILE 102.jpg

 

Eu tive sorte suficiente de visitar alguns dos lugares mais incríveis do nosso planeta, mas a Patagónia deixou-me sem palavras.

 

Vocês sabiam que este lugar foi uma das inspirações de Antoine de Saint-Exupery para escrever o Pequeno Príncipe?


O Pequeno Príncipe é um dos meus livros favoritos (e tenho certeza, de milhares de outras pessoas) por isso eu acho que qualquer coisa que tenha servido de inspiração a esta obra-prima da literatura mundial tem de ser muito especial.

 

A conexão do Pequeno Príncipe com a Patagônia remete aos anos que Saint-Éxupery morou em Buenos Aires, para onde foi enviado em 1929 pela companhia Aéroposta-Argentina para abrir novas rotas aéreas. Ali, apaixonou-se pela imensidão da região começando a escrever e a desenhar um conto.

 

O formato de uma ilha na Patagónia, por exemplo, pensa-se que terá inspirado o desenho, que aparece no livro, da jibóia que engole o elefante.

 

CHILE 200.jpg

 

Agora falemos um pouco de História - É amplamente aceite que o nome Patagónia vem da palavra "patagón" (pés grandes)  utilizada por Fernando de Magalhães em 1520 para descrever os povos nativos daquela área e que a tripulação que fazia parte da sua expedição julgava serem gigantes.

Hoje os historiadores acreditam que o povo que o explorador Português, que primeiro circunavegou a Terra, chamava de Patagons eram na verdade os Tehuelches, que tendiam a ser mais altos do que os europeus da época.

 

A Patagónia divide-se entre dois países, a Argentina e o Chile, e abrange quase todos os cenários que a mãe natureza é  capaz de criar: A Patagónia tem o sétimo maior deserto do mundo, glaciares da última idade do gelo, lagoas azul turquesa e lagos, quedas de água e cascatas, belas montanhas e floresta tropical. Enfim, tem tudo!

 

Para quem ama a natureza e as actividades ao ar livre este local é um absoluto céu.

 

CHILE 441.jpg

CHILE 129.jpg

CHILE 283.jpg

CHILE 206.jpg

CHILE 405.jpg

 

Na Patagónia eu tive algumas experiências inesquecíveis, algumas foram extraordinárias e quase espirituais, mas uma foi excepcionalmente má. Em qualquer caso, o bom superou largamente o mau, e de modo algum afectou a minha percepção deste lugar mágico.


Uma das minhas memórias favoritas foi quando me deparei com uma raposa durante uma caminhada.

 

CHILE 370.jpg

CHILE 373.jpg

 

O animal parecia não ter medo de mim. Ele chegou-se mesmo muito perto e depois sentou-se à minha frente e deixou que eu  o fotografasse  (nenhuma selfie infelizmente ) .

 

Isto foi tão especial! Sabem, eu adoro animais e esta experiência fez-me sentir como se eu fosse o próprio Pequeno Príncipe... quase conseguia ouvir a raposa a murmurar "É apenas com o coração que se consegue ver com clareza, o que é essencial é invisível para os olhos."

 

CHILE 374.jpg

 

Outra lembrança que eu valorizo muito, é a visita que fiz ao Lago Grey no Parque Nacional Torres del Paine - quando chegamos lá não havia ninguém ao redor e o silêncio era completo e impressionante! não se ouvia um único som, era como se estivéssemos completamente sozinhos no mundo . só nós e Deus ...

 

Sei que muita gente não suporta o silêncio mas eu pessoalmente nunca me senti tão em paz comigo mesma.

 

CHILE 404.jpg

CHILE 202.jpg

CHILE 215.jpg

 

Agora vou falar sobre a má experiência ...

 

Eu fiz um passeio de barco pelo fiorde de Ultima Esperanza, e o barco leva-nos para muito perto dos glaciares Balmaceda e Serrano,

 

enquanto estávamos por lá lá, um dos membros da tripulação resolveu servir-nos um pisco sour (bebida típica sul-americana) com gelo recolhido do glaciar. 

Parecia uma coisa muito "cool" para se fazer - eu até já imaginava a história que ia contar aos meus amigos, afinal não são muitos os que podem dizer que beberam um pisco sour com gelo da última idade do gelo não é? 

Pois bem, para meu azar o gelo do glaciar devia conter uma qualquer bactéria milenar que rapidamente atacou o meu sistema.

 

CHILE 302.jpg

 

Cerca de uma hora e meia mais tarde, eu sentia-me tão doente, mas tão doente que achei sinceramente que ia morrer.

 

Agora tem uma certa piada mas na altura lembro-me de ter pensado que era muito apropriado eu ir morrer num lugar chamado El Fim do Mundo - nome da  terra em que ficava o hotel em que eu estava hospedada - Eu passei dois dias com vómitos, diarreia e febre, eu nunca me senti tão mal em toda a minha vida.

 

Graças a Deus recuperei bem. Felizmente, viajo sempre com um kit de primeiros socorros que contém todos os medicamentos essenciais e... afinal de contas eu continuava com uma boa história para contar aos amigos!

 

A Patagónia é um óptimo lugar para observar e fotografar a vida selvagem. Há tantas espécies para ver e descobrir que rapidamente eu esqueci o mau momento que passei. 

 

CHILE 413.jpg

CHILE 363.jpg

CHILE 195.jpg

CHILE 036.jpg

 

Fiquei também surpreendida com a qualidade dos hotéis na região. Muitos abriram nos últimos anos e proporcionam conforto, luxo, e boas opções gastronómicas.

 

CHILE 462.jpg

 

Altiplanico Sur Hotel em Puerto Natales é um grande exemplo! Podem ler mais sobre este hotel aqui.

 

CHILE 249.jpg 

 

DICAS:

- A melhor maneira de chegar até a Patagónia é voar para Santiago e em seguida, fazer um voo de ligação para Puerto Natales ou Punta Arenas. Punta Arenas geralmente tem mais opções de voos. O autocarro de Punta Arenas para Puerto Natales leva cerca de 3 horas

 

CHILE 324.jpg

 

- A Iberia é quem faz voos mais baratos para Santiago do Chile (extensão a Punta Arenas com a LATAM Chile). O ida e volta Lisboa/ Santiago/ Punta Arenas fica por cerca de 1.120,00 Euros. Com saída do Porto o preço é o mesmo.

 

- Muitas agências de viagens vendem pacotes completos para a Patagónia com voos, alojamento, alimentação e excursões incluídos no preço o que é muito mais pratico (e frequentemente mais caro). Eu pessoalmente gosto de fazer as coisas no meu próprio ritmo por isso prefiro marcar tudo individualmente.

 

- Não há uma melhor época do ano para visitar a Patagónia porque a natureza é sempre impressionante e cada época tem seus encantos. O verão é considerado época alta e os parques nacionais estão mais cheios e a acomodação é mais cara.

 

- O tempo na Patagónia é muito imprevisível. Não é incomum ter sol quente, vento, chuva e até neve num único dia (mesmo viajando durante os meses de verão) assim o segredo é vestir por camadas.

 

- Se vocês decidirem fazer os trilhos a pé levem uma t-shirt, uma camisola de lã, um casaco e calças à prova de água. Escolham roupa respirável (algodão) para não ficarem molhados com a transpiração enquanto caminham. botas resistentes à água também são uma boa ideia.

 

- Também vão precisar de um casaco quente, luvas, um chapéu ou um boné e um bom lenço/cachecol para visitar os glaciares e as montanhas porque aí faz muito frio.

 

CHILE 332.jpg

 

Tchau!

Travellight

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.