Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 15.10.19

O Lago de Loch Ness e Fort Augustus | Escócia

O Loch Ness é um lago grande, frio, bastante profundo e escuro que fica no coração das Terras Altas da Escócia e alimenta, há muitas décadas, a imaginação daqueles que ainda acreditam em monstros.

fullsizeoutput_4065Fotos: Travellight e H. Borges

A história do monstro de Loch Ness é conhecida por todos e é regularmente reavivada por relatos de moradores e turistas que confirmam ter visto uma criatura não identificada, com um pescoço longo, a nadar nas águas deste lago.

O relato mais antigo remonta ao século VII, mas o Monstro do Lago Ness só se transformou numa sensação internacional em 1933, quando George Spicer e a sua esposa, que passeavam de carro pela região, avistaram uma enorme criatura preta de pescoço comprido a atravessar a estrada e a entrar na água. A notícia foi publicada por um jornal Londrino e a criatura ficou conhecida como “Nessie”.  Nome que mantém até hoje.

fullsizeoutput_4067

Algumas pessoas acreditam que Nessie é um plesiossauro, uma espécie de dinossauro que sobreviveu aos tempos modernos por viver isolado do mar em Loch Ness. Uma teoria recente defende que o "monstro" é apenas uma enguia gigante...

As fotos que supostamente comprovavam a existência de Nessie, foram forjadas (isto já está provado). Mas o monstro do lago Ness poderia ainda assim ser real? Um animal pré-histórico poderia morar no lago sem nunca ter sido descoberto durante todo este tempo?

Analisando os factos diria que é muito, mas muito difícil, mas não completamente impossível (mas eu sempre tive uma imaginação fértil para estes assuntos 😉).

Segundo me disseram o Loch Ness tem uma área de 56km, o seu ponto mais profundo tem 230 metros e o lago possui mais água do que todos os outros lagos da Inglaterra, Escócia e País de Gales juntos.
Também está cheio de turfa, uma espécie de vegetação comum nas Terras Altas da Escócia que deixa a água incrivelmente escura e com pouca visibilidade. Por isso suponho que ainda poderia existir uma espécie não descoberta, escondida neste lago…
… mas considerando que já foi tão pesquisado e por entidades tão conhecidas como a Oxford University o MIT, o Discovery Channel, New York Times, BBC, etc, é difícil de acreditar 🙁.

Mas, independentemente do “monstro” um passeio de barco pelo lago vale a pena! A paisagem é maravilhosa e durante o cruzeiro podemos aprender alguns factos e histórias sobre a região e sobre o mito de “Nessie”.

fullsizeoutput_4066fullsizeoutput_406efullsizeoutput_406ffullsizeoutput_4071

Existem várias empresas que partem de diferentes pontos do Loch, mas Fort Augustus é o principal porto. É daqui que saem os barcos do Cruise Loch Ness que oferecem todo o conforto e imagens de sonar ao vivo das profundezas do lago. A empresa oferece também barcos que percorrem o Loch a alta velocidade para quem gosta de emoções fortes.

fullsizeoutput_4075fullsizeoutput_4074

Um passeio pela margem do Canal Caledonian permite observar toda a extensão do Loch Ness e ver pessoas e barcos a passar e até fotografar alguns patos que por ali vivem 😃.

fullsizeoutput_4069fullsizeoutput_4079

fullsizeoutput_406a

Junto à ponte sobre o Canal Caledonian, encontramos o Iceberg Glass, uma oficina e loja de vidros. O seu exterior simples esconde obras de arte impressionantes e se tivermos a sorte de lá estar na hora certa podemos assistir um dos funcionários da loja a criar novas peças bem na nossa frente.

d0b028_ac801dbf01d04ec6ad32e11bb670ee2b~mv2_d_2048_1415_s_2  Foto: Iceberg Glass

O Caledonian Canal Center deve ser visitado por quem procura mais informações sobre o Loch Ness e funciona igualmente como um Airbnb onde podemos reservar quarto. Um agradável café e uma loja de souvenirs cheia de produtos locais, completam o espaço.

fullsizeoutput_407aO Clansman Center, é outro lugar nas margens do Canal Caledonian que merece uma visita. É dedicado aos clãs escoceses do século XVII e reproduz o interior de uma típica casa de Highland. Qualquer fã de Outlander, vai adorar!

fullsizeoutput_4068fullsizeoutput_407d

Outros destaques da região são os faróis (considerados os mais pequenos do Reino Unido) e o Castelo de Urquhart que fica empoleirado nas margens do Lago Ness e tem uma história dramática que inclui a sua invasão por Edward I.

fullsizeoutput_407bfullsizeoutput_407e

Fort Augustus é uma excelente base para quem deseja aproveitar a abundância de atividades disponíveis nas Terras Altas da Escócia. Caminhar, andar de bicicleta, praticar caiaque e canoagem, fazer rafting, vela, rapel, andar a cavalo… Tudo isto é possível a poucos passos de Fort Augustus. Consultem os sites dos operadores turísticos Monster Activities ou Great Glen Adventures para mais informações.

The Brasserie do The Lovat Hotel é um dos melhores lugares para para comer em Fort Augustus. Tem um ambiente acolhedor e serve produtos de qualidade, confecionados de forma a serem uma felicidade para os olhos e para o paladar.

fullsizeoutput_407f

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e abram o destaque "Scotland" se tiverem curiosidade de ver os pequenos filmes que publiquei nas stories sobre o passeio de barco no Loch Ness 😃.

 

Tchau!

Travellight

7 comentários

Comentar post