O Grande Palácio Real de Bangkok
O Grande Palácio é um dos símbolos de Bangkok e um local de paragem obrigatório para qualquer visitante da capital tailandesa.
Construído em 1782, este enorme complexo, abriga não apenas um palácio, mas também um templo, jardins e edifícios governamentais. Fica localizado nas margens do rio Chao Phraya e a sua arquitetura combina elementos tradicionais tailandeses com o estilo ocidental.
É um lugar de excessos que impressiona pela sua grandiosidade, beleza e riqueza de detalhes. Esculturas, pinturas e telhados com decorações elaboradas surpreendem-nos e prendem o nosso olhar.
Como é uma das maiores atrações de Bangkok, é um lugar muito concorrido, por isso convém chegar de manhã bem cedo para poder visitar com maior tranquilidade.
O complexo está dividido em quatro áreas principais: a Corte Externa, a Corte do Meio, a Corte Interna e o Templo do Buda Esmeralda, mas nem todas as áreas estão abertas ao público.
A Corte Externa, fica perto da entrada e integra edifícios oficiais pertencentes ao exército e ao Ministério da Justiça tailandês. Inclui também um salão real, com um belo trono, onde são realizados eventos importantes para o país e para a cidade.
A Corte Interna, fica situada no extremo mais a sul do complexo e no passado era o local onde a esposa e os filhos do rei habitavam. Nesta zona só eram permitidas mulheres e crianças pequenas e embora a área esteja atualmente desabitada, as visitas continuam a ser proibidas.
Já o Dusit Hall, considerado um dos mais belos edifícios do complexo, pode ser visitado sem problemas, assim como o Templo do Buda Esmeralda.
O Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), data do século XIV, e deve o seu nome à estátua de um precioso Buda esculpido — não em pedra esmeralda, como poderíamos supor — mas sim em jade.
Uma outra curiosidade sobre este Buda é que as suas vestes são alteradas de acordo com as instruções do rei tailandês, para se adequarem à época do ano ou para prestigiar cerimónias importantes da religião budista.
O templo é cercado por uma série de claustros murados, com sete portas diferentes que podemos visitar. Existe também um museu que reúne informações sobre a restauração do Palácio e tem várias estátuas budistas.
Todo o complexo do Grande Palácio é considerado local sagrado pelos locais, por isso é preciso respeitar a tradição e durante a visita, usar roupa apropriada.
Os homens devem usar calças compridas e camisas com mangas e se estiverem de sandálias ou chinelos, devem usar meias.
As mulheres devem ter os ombros cobertos e evitar as roupas decotadas, demasiado curtas ou que sejam transparentes.
Na porta de entrada existe um balcão que aluga roupas, caso estejamos vestidos de forma considerada inapropriada.
Se viajarem até Bangkok não deixem de visitar o Grande Palácio e não se esqueçam de continuar a seguir as minhas aventuras mais recentes nas stories do Instagram!
Tchau!
Travellight