O Festival Literário de Óbidos está de volta!
Óbidos sempre atraiu turistas pelo charme do seu castelo, pelo colorido das suas ruas, lojas de artesanato e deliciosa ginjinha servida em copinhos de chocolate… tudo motivos fortes para visitar esta encantadora vila medieval. Porém, para os que amam ler, o mês de Outubro reserva mais um importante atrativo: O festival FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos.
Fotos: Travellight e H. Borges
Este ano o FOLIO volta a realizar-se numa vertente presencial e decorre de 14 a 24 de Outubro, sob o tema “O outro”.
O Festival teve a sua primeira edição em 2015 e rapidamente transformou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal. Com uma programação diversificada, dividida em várias linhas (Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra) inclui exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.
Uma das marcas mais fortes do evento é o seu cariz internacional. Só na vertente do FOLIO Autores, 30 por cento do programa é composto por convidados estrangeiros que se deslocam de propósito a Portugal para participar.
Na origem deste festival esteve o projeto "Óbidos Vila Literária" que teve o grande mérito de transformar espaços históricos anteriormente abandonados e degradados em belas e contemporâneas livrarias. Foi este o caso da Igreja de São Tiago (hoje Livraria Santiago) e da Livraria do Mercado.
De tristes e sombrios, estes cenários passaram a leves e alegres, com os livros a assumir o papel de personagem principal.
A igreja de São Tiago, construída em 1186 pelo rei D. Sancho I foi completamente destruída pelo terremoto de 1755 e reconstruida em 1772, mas com o passar dos anos foi abandonada e caiu em ruínas. Não fosse a ideia de transformar a estrutura numa livraria, e toda a sua serena beleza se poderia ter perdido.
A primeira reabilitação correu tão bem que se avançou para a renovação de outras estruturas que estavam igualmente degradadas e foi assim que nasceu a Livraria do Mercado. Agora em vez de ter apenas frutas e vegetais biológicos (sim, porque estes produtos continuam à venda no espaço), o mercado apresenta prateleiras e cestas carregadas de romances, livros de poesia, fotografia, literatura infantil, design, viagens e tudo quanto possamos querer e imaginar.
Atualmente, para além destas duas livrarias, a Óbidos Vila Literária possui uma rede que inclui diferentes espaços, públicos e privados, que corporizam a sua essência como a Casa José Saramago, a Livraria Artes e Letras, o Literary Man Hotel, Josefa de Óbidos Bookcrossing, Silver Coast Volunteers Book Exchange, Livraria Bichinho do Conto, Livraria do Museu Municipal, Livraria da Galeria NovaOgiva, Livraria do Museu Abílio de Mattos e Silva e Livraria da Paragem.
Combinar uma vila tão bonita com livros só podia resultar num sucesso!
É maravilhoso caminhar pelo colorido centro histórico de Óbidos, ver monumentos como o castelo e a igreja da Misericórdia, beber um copito de chocolate com ginjinha, passear pela Rua Direita e por todas as ruelas transversais, descobrir lojas de artesanato, janelas e varandas floridas e dezenas de outros detalhes fantásticos... Melhor impossível certo?
Não, errado! É melhor ainda porque sentimos por todo o lado a literatura!
No âmbito do evento "Óbidos Living Streets" que decorre em simultâneo com o FOLIO, a Porta da Vila, por exemplo, foi transformada num local cheio de vida, com uma zona pedonal, um mercado de frutas, flores e livros, atividades de educação ambiental para crianças e animação musical.
Na Praça de Santa Maria há um espaço dedicado aos autores e na Cerca do Castelo, foi montado o palco INATEL, onde se realizam os concertos. Museus, galerias e várias livrarias são palco de outras atividades.
Um dia sabe a pouco? Passem uma noite no The Literary Man. O hotel tem centenas de livros disponíveis para os hóspedes e o seu restaurante e bar tem as paredes cobertas com obras literárias que inspiram o menu de cocktails da casa.
Foto: The Literary Man
O FOLIO é um festival absolutamente imperdível para quem não vive sem ler e chama os livros de bons amigos.
Consultem o programa aqui.
Tchau!
Travellight