Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 22.01.20

O Ano Novo Chinês

fullsizeoutput_443a

Na minha primeira viagem à China, tive a oportunidade de experimentar, ao vivo e a cores (e que cores 😃) o Ano Novo Chinês.

Viajar no país durante essa altura foi um desafio porque parecia que toda a população da China estava em movimento! Multidões de pessoas enchiam os aeroportos, transportes públicos e atrações populares. Às vezes era um pouco intimidante, mas não deixou de ser uma experiência e tanto.

Ao longo da história, a família e a comida têm sido a base das sociedades chinesas por isso o Ano Novo Chinês ou o Festival da Primavera, como também é conhecido, é a junção perfeita destes dois elementos.

À semelhança do nosso Natal, esta celebração na China é uma época em que as famílias se reúnem, compartilham histórias e partilham a mesa.

89046592

Explicaram-me que as celebrações do Ano Novo Chinês nasceram do mito e do medo 😧

Segundo a lenda, um animal selvagem de nome Nian (palavra que também significa “ano” em chinês), descrito como um ser feio e imundo, com características que se assemelham muito às de um dragão, descia das montanhas no final de cada ano para atacar e matar os aldeões que moravam no vale.
Incapazes de se defender e sem saber o que mais fazer, os aldeões limitavam-se a ficar em casa escondidos. Até que um dia um vendedor ambulante entrou na vila e pediu comida. Uma mulher acolheu-o e alimentou-o e ele, como recompensa, contou-lhe o segredo para derrotar o Nian: Os aldeões deviam vestir-se de vermelho e cobrir igualmente as suas casas com esta cor. Além disso, precisavam de bater tambores e gongos, queimar bambus e acender fogos de artifício. Em resumo, tinham que fazer bastante barulho!!!

A estratégia resultou e o monstro Nian, assustado, fugiu para a montanha e nunca mais voltou, dando assim inicio a uma era de prosperidade para os aldeões.

2013_SF_ChineseNewYearParadeOs métodos usados pelos aldeões para espantar Nian transformaram-se em tradições do Ano Novo Chinês, e é por isso que até hoje, as pessoas vestem-se de vermelho e queimam fogo de artificio.

Mas há mais tradições interessantes como limpar a casa antes do Ano Novo chegar — o ato de limpar representa guardar as coisas velhas, despedir-se do ano antigo e dar as boas-vindas ao ano novo.
Também é comum pendurar ou colar recortes de papel nas casas. Os recortes podem ser de pássaros, figuras do zodíaco, mitos, lendas ou óperas chinesas.
Para os chineses, os recortes de papel expressam a esperança de uma vida melhor e proporcionam uma atmosfera alegre e próspera à celebração.

fullsizeoutput_443e

Outra vertente importante da celebração é, como não podia deixar de ser, a comida!
Servem-se verdadeiros banquetes e praticamente todos os pratos tem um significado especial.

Na mesa o peixe é obrigatório (porque traz abundância) assim como Nian gao, um bolo de arroz. A sua doçura simboliza uma vida doce e rica. Já o camarão simboliza a felicidade.
Os rolinhos primavera, as laranjas e os brócolos significam riqueza. Cada haste dos brócolos simboliza um florescimento (um ganho a mais) no ano novo; os noodles, por sua vez, representam a longevidade. Tem de se comer a massa inteira, sem cortar, para não se perder anos de vida.

Comer todas estas coisas é uma garantia para os chineses de que tudo vai ficar melhor no ano seguinte 😃

fullsizeoutput_443c

Na noite da véspera de Ano Novo, as crianças recebem envelopes vermelhos com "dinheiro da sorte" dos membros mais velhos da família e depois todos assistem aos espetáculos de fogo de artificio.

No primeiro dia do ano novo, as festividades continuam com os pais a disparar fogos de artifício para “acordar o ano novo”.
Todos os membros da família devem acordar sozinhos e aparecer à mesa de pequeno almoço com roupas novas. Não se deve bater à porta de outra pessoa para a acordar, porque isso traz azar.

O Ano Novo Chinês é uma celebração “barulhenta”, mas muito bonita e cheia de tradições.
É uma época especial para visitar a China 😊

fullsizeoutput_443d

Feliz Ano Novo! 新 年 快 乐

Tchau!

Travellight

7 comentários

Comentar post