Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 07.08.20

Nice, um charme de cidade!

Aninhada entre o mar e as montanhas, com um céu azul interminável a servir de moldura ao cintilante Mediterrâneo, Nice é a imagem perfeita da cidade-postal.

fullsizeoutput_38beA cidade de Nice é abençoada por um cenário maravilhoso, que já foi filmado, fotografado, descrito em livros e pintado com tanta frequência que sempre que a visito parece-me familiar e intemporal. Basta um vislumbre do resplandecente Mediterrâneo quando o avião sobrevoa a Baie des Anges para o meu coração disparar. Nice é como uma paixão que nunca arrefece!

Poderia presumir-se que o brilho e o glamour com que frequentemente é associada, ofuscariam o seu charme e autenticidade, mas rapidamente descobri que esta é apenas uma parte da imagem. Na verdade, a Riviera francesa consegue conjugar o charme e a história com riqueza e luxo como nenhum outro lugar.

Por um lado, há uma aura indiscutível de glamour quando olhamos para as esplanadas cheias de gente bem vestida, a beber vinho rosé e a comer marinières servidos numa grande "marmite" preta (panela de ferro fundido). A ostentação está sempre presente, seja na roupa de design, nos óculos escuros de marca ou nas malas Birkin da Hermès.

Mas essa imagem não é incompatível com uma outra completamente descontraída e despretensiosa onde pessoas comuns, sem qualquer interesse, pelo “bling bling” exibido por alguns turistas, fazem compras nos coloridos mercados locais e enchem nos finais de semana e nos finais de tarde, os cafés e a famosa praia de seixos.

O que torna Nice particularmente atraente, na minha opinião, é que historicamente ela é o resultado de dois países. Nice foi devolvida à França pela Itália em 1860 e acho que até hoje a cidade não se sente verdadeiramente nem francesa nem italiana, sendo antes uma maravilhosa mistura franco-italiana, em que cada lado traz o que tem de melhor para criar uma identidade única que se traduz na chamada ”la vie niçoise”.

Esta dualidade reflete-se tanto na gastronomia da região quanto na sua arquitetura.

VIEILLE VILLE

Um dos melhores pontos para começar a explorar a cidade é o Parc du Chateau, um parque exuberante, com vistas de 360 graus sobre Nice e muitos lugares para relaxar e passear.

Há recantos bonitos com árvores que florescem em cima de ruínas romanas e uma espetacular queda de água.

fullsizeoutput_38b3

Quem não quiser subir a colina a pé pode ir de elevador, mas aconselho fazer a descida a pé porque o passeio é bonito e agradável e no caminho encontram-se as pequenas e charmosas ruas da cidade velha de Nice (Vieille Ville), o seu bairro mais histórico.

Na Vieille Ville, entre as atrações a não perder, estão a Catedral Sainte-Réparate; a Capela de la Miséricorde, considerada uma das mais belas capelas barrocas do mundo e o Palais Lascaris, que funciona como um museu de instrumentos musicais e é também conhecido pelas suas pinturas, tapeçarias e luxuosas decorações.

Alguns dos melhores restaurantes, cafés e gelatarias de Nice também encontram-se na Vieille Ville e quem gosta de autêntica culinária francesa, vai adorar o Bistrot d'Antoine.

O restaurante Oliviera também merece destaque porque oferece pratos deliciosos feitos a partir de produtos de origem local e tem uma loja onde vende azeites próprios.

Nenhuma refeição pode ficar completa sem a sobremesa e a gelataria Fenocchio, na Place Rosetti é o lugar ideal para quem não dispensa um docinho. Tem os melhores gelados e sorvetes da região e inúmeros sabores que vão dos mais clássicos como chocolate e morango, até aos mais estranhos como tomate e manjericão ou infusões florais como lavanda e jasmim.

fullsizeoutput_38c0

MERCADOS

Nice tem vários mercados que vale a pena visitar, o mais conhecido é o Mercado Cours Saleya.

O Cours Saleya é um ótimo lugar para “sentir” a cidade. Este mercado diário vende produtos frescos e flores, mas em certos dias da semana converte-se num mercado de antiguidades. No mercado, pode-se experimentar socca, uma especialidade local feita à base de farinha e grão-de-bico. Quentinho, acabado de preparar é delicioso! Também algo que deve experimentar é o vinho Bellet. As uvas usadas na produção deste vinho são cultivadas na cidade de Nice e têm um sabor único. Pode comprar uma garrafa no mercado de Cours Saleya ou em uma das muitas lojas da Vieille Ville

LA PROMENADE DES ANGLAIS

A Promenade des Anglais é a avenida mais conhecida de Nice e o seu passeio estende-se por 7 km ao longo do Mediterrâneo. Turistas e moradores vem para aqui correr, andar de bicicleta ou simplesmente para descansar num dos muitos bancos com vista para o mar.

PRAIAS

As praias de Nice não possuem areia, mas sim pequenos seixos, mas não deixam de ser maravilhosas na mesma.

As mais bonitas são a Praia Blue Beach — ótima para famílias, porque tem águas calmas e pouco profundas; a Praia Neptune — que fica em frente ao hotel Negresco e oferece um ambiente fantástico, infraestruturas de primeira e é um lugar ótimo para comer à beira-mar, descansar e apreciar a vista; a Praia Coco Beach — praia perfeita para dar um mergulho porque tem poucas ondas e o mar tem habitualmente uma temperatura agradável. A paisagem é muito bonita e não é tão concorrida como outras praias em Nice; a Praia Castel — é uma praia que começa quando termina a Promenade d’Anglais e não tem uma grande estrutura, mas disponibiliza espreguiçadeiras; a Praia Florida Beach — tem uma das melhores localizações da cidade e conta com uma boa infraestrutura e um ambiente agradável e finalmente a Praia Opéra que difere das outras por ser uma praia privada com entrada paga, mas tem a vantagem de ser a mais tranquila e calma das praias de Nice.

fullsizeoutput_38bf

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!

Travellight

Texto patrocinado pela TAP, publicado originalmente no SAPO Viagens

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.